Anvisa pede atualizações a farmacêuticas sobre uso de anticorpos monoclonais contra Covid-19

A Anvisa pediu atualizações de farmacêuticas sobre o uso de anticorpos monoclonais para o tratamento da Covid-19 e suas novas variantes.

Na última terça-feira, 25, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota comunicando a solicitação de explicações aos laboratórios das empresas Eli Lilly e Roche sobre a manutenção uso em caráter emergencial de dois produtos de anticorpos monoclonais para o tratamento da Covid-19, sendo eles: casirivimabe + indevimabe e etesevimabe + banlanivimabe.

Saiba mais: Uso de banlanivimabe venosa e a redução de hospitalização em pacientes graves de Covid-19

anticorpos monoclonais

A nota sobre o uso de anticorpos monoclonais

O comunicado da Anvisa vem após o Food and Drugs Administration (FDA) suspender o uso destes medicamentos nos Estados Unidos. De acordo com o órgão regulatório americano, estes anticorpos monoclonais apresentam baixa eficácia contra a variante Ômicron, que predomina no país e em todo mundo neste momento. 

A Anvisa destaca na nota: “Os dados disponíveis e as limitações quanto à eficácia contra variantes estão previstos em bula, ficando a cargo do prescritor a avaliação clínica de eventual benefício quando da utilização do tratamento.” 

A publicação ainda também reforça a obrigação das farmacêuticas monitorarem a efetividade dos medicamentos contra novas variantes do coronavírus e atualizar o órgão sobre os resultados para maiores avaliações sobre o benefício-risco dos anticorpos monoclonais. 

Aprovação no Brasil 

O uso de anticorpos monoclonais casirivimabe + indevimabe e etesevimabe + banlanivimabe foram aprovados pela Anvisa em maio de 2021, podendo ser aplicados somente hospitais e com venda proibida em farmácias. A indicação é para casos leves ou moderados, sem ventilação mecânica e com risco para a forma grave da Covid-19. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

 Referências bibliográficas: 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.