Anvisa proíbe termômetros e medidores de pressão com mercúrio

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana a resolução que proíbe a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e aparelhos de pressão que utilizam coluna de mercúrio. A medida começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2019.

Hospitais, clínicas e postos de saúde deverão realizar o descarte de material com mercúrio, conforme as normas da Anvisa (RDC 306/2004) e pelos Órgãos Ambientais (Federal e Estadual) até a data estipulada. A resolução faz parte dos pontos acordados na Convenção de Minamata, que debateu o impacto da contaminação do meio ambiente por mercúrio e os riscos para a saúde humana.

O “Diagnóstico Preliminar sobre o Mercúrio no Brasil”, documento oficial do Ministério do Meio Ambiente, informa que a exposição a 1,2 mg de mercúrio por algumas horas pode causar bronquite química e fibrose pulmonar.

Veja também: ‘Anvisa suspende a venda do contraceptivo Essure’

Nos casos de exposição por períodos longos, o elemento também pode causar problemas ao sistema nervoso central e à tireoide. O metil-Hg, uma das formas do mercúrio, é a mais tóxica aos organismos superiores, se acumulando no sistema nervoso central, causando disfunção neural e paralisia.

Veja aqui a nota oficial da Anvisa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar