Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina contra Covid-19 da Sinopharm

A Anvisa recebeu uma solicitação de autorização temporária para uso emergencial para a vacina contra Covid-19 da Sinopharm. Saiba mais.

Nesta segunda-feira, 26, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu a solicitação de autorização temporária para uso emergencial para a vacina contra Covid-19 da Sinopharm. A empresa Blau Farmacêutica, que representa a vacina do laboratório chinês no Brasil, fez a solicitação.

A vacina da Sinopharm já teve seu pedido de uso emergencial aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se tornando uma das seis vacinas aprovadas para uso emergencial pelo órgão internacional. Os outros imunizantes são: Pfizer; AstraZeneca, Janssen, Moderna e a CoronaVac.

A Anvisa recebeu uma solicitação de autorização temporária para uso emergencial para a vacina contra Covid-19 da Sinopharm. Saiba mais.

Análises da Anvisa

Segundo a agência, as primeiras 24 horas após o pedido serão utilizadas para fazer a triagem do processo, para verificar se os documentos necessários para análise estão disponíveis e de acordo com o solicitado. Caso haja falta ou inconsistência de informações, a Anvisa poderá solicitar as informações adicionais para a Sinopharm.

Após isso, será determinado o prazo para a agência julgar o pedido, sendo de 7 ou 30 dias. As primeiras 24 horas não são totalizadas no prazo de 7, nem no de 30 dias para avaliação.

A Anvisa reforça que uma equipe multidisciplinar é responsável pelas análises do pedido de uso emergencial, envolvendo especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de Medicamentos. A equipe atua em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas contra Covid-19.

Leia também: CoronaVac tem eficácia de 86% em prevenção de mortes em estudo de vida real

A vacina da Sinopharm

Assim como a CoronaVac, a vacina da Sinopharm também é inativada. Ela segue um cronograma de duas doses com um espaçamento de três a quatro semanas entre elas. A eficácia da vacina para a doença sintomática e hospitalizada foi estimada em 79%.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.