Apendicite em tempos de Covid-19: como proceder?

Os casos de Covid-19 têm praticamente lotado todas as emergências. E se um paciente infectado desenvolve um quadro compatível com apendicite aguda?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Infelizmente o número de casos de Covid-19 é tão grande que praticamente todas as emergências estão lotadas de casos suspeitos ou até mesmo confirmados. A realidade do Brasil não tem se mostrado diferente do resto do mundo como muitos almejavam, sobrecarregando nosso sistema de saúde pública e suplementar.

Um fenômeno não amplamente estudado, porém notado por diversos plantonistas é que as patologias usuais não estão aparecendo com a mesma frequência que ocorria na era pré-pandemia. Uma explicação simples, é que os pacientes permanecem em casa, até um maior agravamento dos sintomas para de forma tardia buscar auxilio médico.

Também de forma informal e sem nenhum tipo de metodologia, alguns cirurgiões notaram um menor número de apendicites iniciais em contrapartida maior número de apendicites complicadas.

E se um paciente em vigência de infecção por corona vírus desenvolve um quadro de dor abdominal compatível com apendicite aguda, o que devemos fazer como cirurgiões?

Leia também: Apendicite aguda: como diagnosticar com poucos recursos?

Equipe de cirurgia realiza operação em paciente com apendicite durante a pandemia de Covid-19

Apendicite durante Covid-19

Todos os esforços devem ser feitos para economizar recursos médicos e assim é ainda mais importante uma certeza do diagnóstico correto. Apesar de alguma discussão na literatura, na prática, o tratamento conservador de apendicite não é uma realidade na maioria dos centros em nosso país. Quando presente um apendicolito, a taxa de insucesso do tratamento clínico pode chegar a 50% dos casos. Portanto ao optar por um tratamento não operatório o cirurgião deve ter em mente que o paciente poderá necessitar de recursos hospitalares futuros em caso de falha terapêutica. Assim é fundamental uma avaliação criteriosa, tanto para indicar um procedimento cirúrgico como para não indicar, o que poderia resultar em um retorno para o hospital em um momento de crise ainda maior.

Uma vez indicada a cirurgia, cuidados adicionais devem ser tomados. Apesar da carga viral na cavidade abdominal ser usualmente baixa, isto não isenta a necessidade dos cuidados para o Covid-19. Este paciente, mesmo que estável clinicamente, deve estar isolado idealmente em setor específico do hospital.

Veja ainda: Coronavírus: precauções do time cirúrgico durante a pandemia

É imprescindível que cada hospital possua seus protocolos internos de transporte de pacientes. Rotas devem ser criadas e o pessoal de transporte com treinamento específico, assim como a equipe que irá recepcionar o paciente na entrada do centro cirúrgico. São coisas que parecem simples, mas se não houver este treinamento, infelizmente uma parte destes profissionais serão também infectados e transmitirão para outras pessoas.

Cirurgia

Quanto a cirurgia propriamente dita, não há grandes diferenças do ponto de vista técnico, a não ser a necessidade de cuidado com os possíveis aerossóis criados. Durante a entubação um número mínimo de pessoas dentro da sala operatória. A equipe em campo operatório deve utilizar capotes impermeáveis, máscara N95, protetor facial, gorro e luvas.

Nos casos da cirurgia videolparoscópica, atentar para trocartes que estejam com vazamentos, e não permitir que o gás abdominal escape para o ambiente. O ideal é a utilização de sistemas evacuadores de gases, porem nem sempre estão disponíveis. Mesmo não estando presente não é impeditivo o procedimento por videolaparoscopia, porém o CO2 intra-abdominal deve ser aspirado diretamente para o circuito de aspiração.

A desparamentação é tão importante quanto o uso dos EPIs durante o procedimento, não infrequente o contágio ocorre neste momento. Os membros da equipe cirúrgica devem tomar banho ainda no hospital e colocar roupas novas.

Conclusão

Em resumo devemos tratar os pacientes da mesma forma que era previamente tratado, porém sempre com o intuito de economizar os recursos disponíveis, acrescido dos cuidados extras para o Covid-19.

Referências bibliográficas:

  • Frazee RC, Abernathy SW, Davis M, et al. Outpatient laparoscopic appendectomy should be the standard of care for uncomplicated appendicitis. Journal of Trauma and Acute Care Surgery. 2014 Jan;76(1):79-83. doi: 10.1097/TA.0b013e3182ab0d42
  • Mahida JB, Lodwick DL, Macion KM, et al. High failure rate of nonoperative management of acute appendicitis with an appendicolith in children. J Pediatr Surg. 2016 Jun;51(6):908-11. doi: 10.1016/j.jpedsurg.2016.02.056.
  • American College of Surgeons. COVID-19 Guidelines for Triage of Emergency General Surgery Patients. Disponível em: https://www.facs.org/covid-19/clinical-guidance/elective-case/emergency-surgery
  • Chia, Clement LK. Being a Surgeon in the Pandemic Era. Clement LK. Journal of the American College of Surgeons. 20202;0(0). doi: https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2020.04.010
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão