Apixabana: bom perfil de segurança para pacientes com doença renal

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Novo estudo derivado do famoso ensaio clínico ARISTOTLE demonstrou que o apixabana é um anticoagulante seguro para uso em pacientes com fibrilação atrial e doença renal crônica. A subanálise buscou avaliar o desenvolvimento de disfunção renal e a associação da mesma à eficácia e segurança nos desfechos após 12 meses …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novo estudo derivado do famoso ensaio clínico ARISTOTLE demonstrou que o apixabana é um anticoagulante seguro para uso em pacientes com fibrilação atrial e doença renal crônica. A subanálise buscou avaliar o desenvolvimento de disfunção renal e a associação da mesma à eficácia e segurança nos desfechos após 12 meses de seguimento.

A partir da avaliação sérica da função renal pela dosagem de creatinina em 13869 pacientes, encontrou-se uma piora em 13,6% destes pacientes, sendo a piora determinada como uma queda de mais de 20% na taxa de filtração glomerular. Neste contexto, pacientes com piora da função renal apresentaram aumento no risco de acidente vascular encefálico ou tromboembolismo sistêmico (RR = 1,53; IC-95% = 1,17-2,01), sangramento importante (RR = 1,56; IC-95% = 1,27-1,93) e mortalidade global (RR = 2,31; IC-95% = 1,98-2,68).

Nefrolitíase – conduta médica em Urologia: baixe GRÁTIS nosso e-book!

Quando os pacientes foram randomizados nos grupos apixabana e varfarina, os pacientes em uso de apixabana apresentaram menor risco relativo de acidente vascular encefálico ou tromboembolismo sistêmico e menor risco relativo de sangramento importante. Estes benefícios do uso de apixabana em relação a varfarina foram consistentes, demonstrando nenhuma interação significativa com a piora da função renal ao longo do tempo. A eficácia e segurança também foi mantida em pacientes com função renal normal ou alterada.

Em estudo prévio, o ENGAGE-TIMI 48, o inibidor do fator Xa edoxabana apresentou aumento no risco de acidente vascular encefálico quando comparado a varfarina em pacientes com fibrilação atrial e função renal normal (apenas neste subgrupo), o que aumentou a preocupação em relação aos inibidores de fator Xa e seu perfil de segurança. No entanto, este estudo com o apixabana aponta para a direção oposta, guiando clínicos e cardiologistas na difícil tarefa de determinar a melhor decisão terapêutica para seus pacientes.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências Bibliográficas

  • Hijazi, Z, Hohnloser SH, Andersson U, et al. Efficacy and safety of apixaban compared with warfarin in patients with atrial fibrillation in relation to renal function over time: Insights from the ARISTOTLE randomized clinical trial. JAMA Cardiol 2016; DOI:10.1001/jamacardio.2016.1170.
  • Kato, ET MD et al. Efficacy and Safety of Edoxaban in Elderly Patients With Atrial Fibrillation in the ENGAGE AF–TIMI 48 Trial. J Am Heart Assoc. 2016; 5: e003432. Originally published May 20, 2016,doi: 10.1161/JAHA.116.003432

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades