Aplicando gestão e liderança em Centro Cirúrgico

Uma importante função atribuída ao enfermeiro é o papel de líder e gestor da unidade na qual está inserido.

Uma importante função atribuída ao enfermeiro é o papel de liderança e na gestão da unidade na qual está inserido. Para Castro e Oliveira (2019), o líder é aquele que através do exemplo é capaz de influenciar e com isso obter a motivação da equipe para alcançar resultados almejados, cabendo a este impulsionar, delegar e preparar sua equipe para atingir metas e lidar com imprevistos.

Leia também: Cirurgia plástica e os cuidados de enfermagem

Aplicando gestão e liderança em Centro Cirúrgico

Aplicação no Centro Cirúrgico

Martins et al (2021) afirmam que especialmente dentro do centro cirúrgico, devido a grande complexidade dos processos correlacionados, é importante que o enfermeiro tome posse de suas habilidades gerenciais como por exemplo a resolução de conflitos, tomada de decisão de forma prática e análise das práticas da enfermagem.

Alguns fatores extrínsecos inerentes da rotina do setor podem dificultar o desenvolvimento do enfermeiro quanto líder no centro cirúrgico. Silva et al (2019) destacam a relação, por vezes conflituosa, do enfermeiro com a equipe de enfermagem e os demais membros da equipe multiprofissional, exigindo destes profissionais o exercício da resiliência e constante aprimoramento profissional.

Deve-se evidenciar que o enfermeiro de centro cirúrgico tem suas tarefas permeadas por atividades de gestão, dentre elas o fluxo de pacientes, equipamentos, materiais especiais e produtos para a saúde (PPS). Entretanto, conforme estudado por Madrid, Kotekewis e Glanzner (2020), o estilo de gestão adotado pode influenciar a segurança dos processos, sendo importante destacar junto às equipes a importância da comunicação uma vez que esta é uma constante fonte de atritos.

O que fazer?

Para Medeiros (2018), a educação continuada in loco pode ser a chave na condução de temas ligados a conflitos interprofissionais já que, conforme este e os demais estudos consultados, este é sem dúvida o principal fator estressor e que dificulta a atuação do enfermeiro como gestor e líder. Medeiros (2018) por outro lado também destaca que manter um grupo de trabalho coeso e qualificado, boas parcerias de trabalho e participação ativa da do gestor setorial, facilitam a atuação do enfermeiro como líder.

Saiba mais: Quais ações de enfermagem sobre os pacientes neurocríticos?

Martins e Dall’Agnol (2016) também atribuem ao conhecimento científico uma maneira eficaz de estratégia gerencial. Para os autores fica claro que, em um ambiente onde as relações interdisciplinares são o maior desafio do enfermeiro como líder, o conhecimento técnico científico é grande aliado, pois contribui para que o profissional tome posse de sua liderança e tenha voz em meio às equipes.

Miranda (2018) também corrobora os casos acima estudados ao afirmar que estamos inseridos em uma era de reconstrução de saberes e que isso contribui para o desenvolvimento da autoestima e desempenho profissional, garantindo que exista maior segurança mediante do confronto de episódios desgastantes na rotina de trabalho diária.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Martins, Karoline Nogueira et al. Processo gerencial em centro cirúrgico sob a ótica de enfermeiros. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021;34. Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/revistas/249/pg47.pdf
  • Madrid, Bruna Pires; Kotekewis, Kamille; Glanzner, Cecília Helena. Nursing work in the surgical ward and psychosocial risks related to management modes. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2020;41.
  • Castro Lima dos Santos G, Oliveira Neves L. A liderança do enfermeiro na gestão de pessoas em bloco cirúrgico. Nursing [Internet]. 1º de fevereiro de 2019.
  • Silva, M de JM da; Et al. Atividades gerenciais desempenhadas pelo enfermeiro no centro cirúrgico: obstáculos enfrentados pelo profissional no setor. REAS [Internet]. 8 jul.2019.
  • Medeiro, Sandra Marcia Alves. Gestão em centro cirúrgico sob a perspectiva da educação permanente em saúde. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
  • Miranda, Suna Moniz Marçal. O nível de estresse do profissional de enfermagem que atua no centro cirúrgico em um hospital privado do Distrito Federal. 2017. 25 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
  • Martins, Fabiana Zerbieri e Dall’Agnol, Clarice Maria. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2016;37(4).

Especialidades