Aplicativo para aconselhamento psicológico gera divergências no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Você indicaria que seu paciente fizesse aconselhamento psicológico por meio de um aplicativo de celular? Essa é a nova tecnologia no Brasil que vem dando o que falar. Apesar de ter sido lançada no último ano, o primeiro app do tipo no Brasil, FalaFreud, já tem gerou muitas discussões e posicionamentos contras e a favor.

A empresa dona do FalaFreud garante que existe um processo seletivo criterioso de terapeutas – que deixaram de ser nomeados de “psicólogos” após discussões no Conselho Federal de Psicologia e na comunidade acadêmica. Os usuários pagam cerca de 300 reais por mês pelo atendimento online, e os principais sinais e sintomas que apresentam são angústia, tristeza, ansiedade exagerada e esgotamento profissional.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Segundo dados divulgados pelo site da revista Exame, os principais acessos vem de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; e alguns de brasileiros que moram em outros países, como Estados Unidos e Alemanha. Quase 80% do público são de mulheres, em sua maioria casadas.

A busca por atendimento psicológico online já é comum nos Estados Unidos e outros países, e os motivos pelos quais esse tipo de tecnologia tem sido procurado em muitas partes do mundo geralmente envolvem vergonha de procurar uma terapia e falta de tempo.

Veja também: ‘Participação em protestos sociais e risco de depressão’

Ainda segundo as informações, os profissionais que atendem por meio do aplicativo também são responsáveis por fazer uma triagem e indicar aqueles pacientes que devem ter atendimento presencial – como pessoas com desordens psíquicas. Porém especialistas que são contra o FalaFreud atentam que muitas outras pessoas tem que ser encaminhadas a um psicólogo, pois fazer o tratamento online pode não ser útil ao caso.

Referência:

  • Agrela L. Quem usa o polêmico aplicativo de terapia no Brasil. Site Revista Exame, mar 2017.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar