Um aplicativo usando realidade virtual (VR) foi criado recentemente, em Londres, com o objetivo de deixar os pacientes mais jovens, principalmente crianças, mais confortáveis para realizar ressonâncias magnéticas (RM). O exame costuma assustar um pouco os pacientes e ser uma experiência muito incômoda. Além disso, segundo os criadores, nas crianças e jovens a ansiedade com esta modalidade pode ser ainda maior, e atrapalhar a varredura no momento da ressonância.
O conceito do aplicativo é básico: mostrar, em 360 graus, como funciona todo o processo do exame, tendo também um radiologista explicando cada etapa. Intitulado de “My MRI”, o app foi pensado para ser usado em óculos de realidade virtual, mas também é aceito em plataformas de tablets e smartphones, onde tem uma menor imersão. Os pacientes, além de compreenderem melhor a RM e saberem o que esperar dela, também podem treinar em casa, ficando imóveis enquanto os barulhos do exame são reproduzidos pela plataforma digital.
A ideia partiu da equipe do King’s College Hospital, que espera que os pacientes mais jovens fiquem menos ansiosos e estressados na hora do exame por já saberem como funciona e o que vai acontecer naquela máquina enorme e barulhenta.
Referência: