Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) está associada a uma série de comorbidades, como fibrilação atrial e hipertensão. Em novo artigo do Arthritis & Rheumatology, pesquisadores investigaram se pessoas com SAOS têm maior probabilidade de desenvolver gota a curto e longo prazo.
Para isso, foi realizado um estudo de coorte retrospectivo com a base UK Clinical Practice Research Datalink. Entre o período de 1990 e 2010, 15.879 indivíduos com idade ≥ 18 anos com diagnóstico de apneia do sono foram selecionados e pareados com até quatro indivíduos sem SAOS (total de 63.296); o follow-up foi até o final de 2015.
O risco de gota foi avaliado em diferentes momentos e resultados específicos da categoria de massa corporal.
LEIA MAIS: Você sabe quais são as manifestações clínicas da gota?
No total, 4,9% dos pacientes com apneia do sono e 2,6% dos controles saudáveis desenvolveram gota. A taxa de incidência por 1.000 pessoas-anos foi de 7,83 (IC de 95%: 7,29 a 8,40) para o grupo SAOS e 4,03 (3,84, 4,23) para o grupo controle, resultando em um hazard ratio (HR) ajustado de 1,42 (1,29 a 1,56).
Em comparação com os participantes saudáveis, o risco de incidência de gota entre os pacientes com apneia do sono foi mais alto em um a dois anos após o baseline (HR 1,64 [1,30 a 2,06]). Esse achado persistiu entre aqueles com sobrepeso e obesidade. Para os indivíduos com IMC normal, o maior risco (HR 2,02 [1,13 a 3,62]) foi observado em dois a cinco anos após o baseline.
Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pessoas com apneia do sono têm mais risco de desenvolver gota e o pico de incidência varia de acordo com o IMC.
LEIA MAIS: Apneia obstrutiva do sono – o que todo médico deve saber
Referências:
Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…
Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…
Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!
Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.
A rizartrose é extremamente comum, com prevalência estimada em 15% dos pacientes acima de 30…
Estudo buscou desenvolver um algoritmo para identificar quem teria maior risco de parada cardiorrespiratória (PCR)…