Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Saúde & Tecnologia / Após artigo com dados inconsistentes, The Lancet anuncia novas regras para publicação
autor escrevendo artigo para publicação no the lancet

Após artigo com dados inconsistentes, The Lancet anuncia novas regras para publicação

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O periódico científico The Lancet anunciou, este mês, mudanças em sua política de publicação de artigos e revisão por pares. Após os dados inconsistentes apresentados em um artigo relacionado à Covid-19 em junho, que foi retirado do ar poucos dias depois da publicação, a revista realizou uma revisão de seu processo com objetivo de diminuir os riscos relacionados a má conduta de pesquisa e publicação.

As mudanças aconteceram na declaração do autor, no compartilhamento de dados e na revisão por pares.

Mudanças para submissão ao The Lancet

A partir de agora, os contribuidores devem garantir que mais de um autor tenha acessado e verificado diretamente os dados relatados no manuscrito, e isso deve estar registrado na declaração. Em casos em que o artigo é resultado de uma parceria entre acadêmicos e indústria, é necessário que o autor verificador seja da parte acadêmica.

Todos os autores do estudo devem assinar um termo de responsabilidade sobre os dados apresentados no texto.

Sobre o compartilhamento de dados, todos os artigos, independente da metodologia utilizada, deverão incluir na submissão uma declaração de compartilhamento de dados com as seguintes informações: quais dados serão compartilhados, se documentos adicionais serão compartilhados (por exemplo, o protocolo do estudo), quando os dados estarão disponíveis e por quais critérios de acesso os dados serão compartilhados.

Leia também: Novas evidências sobre a azitromicina na Covid-19

Para artigos com dados de grande população, pelo menos um dos revisores precisa ter conhecimento de todos os detalhes do conjunto de dados do qual os autores se basearam, para que tenha total compreensão dos pontos fortes e limitações da pesquisa.

Além disso, estudos que usarem um grande número de dados, além da revisão por pares, passarão por um avaliador especialista em ciência de dados.

Por fim, os revisores deverão compartilhar com o periódico suas preocupações sobre a integridade e ética da pesquisa em questão.

Artigo sobre hidroxicloroquina na Covid-19

Em junho deste ano, o The Lancet publicou um estudo sobre a hidroxicloroquina na Covid-19 que ganhou enorme repercussão devido ao grande número de participantes e resultados apresentando risco aumentado de mortalidade por uso do medicamento.

Porém, cientistas analisaram os dados e encontraram inconsistências importantes no estudo. Assim, enviaram uma carta à revista para que realizassem uma auditoria externa.

Apesar de anunciar que o artigo seria submetido a uma nova análise, o periódico não conseguiu acesso ao banco de dados do qual os autores do estudo se basearam, alegando que o contrato com a empresa que mantinha o banco não permitia.

Sendo assim, o The Lancet retirou o artigo do ar, considerando que não havia como comprovar que os dados utilizados no estudo eram reais.

O The New England Journal of Medicine (NEJM), que publicou um artigo dos mesmos autores, também o retirou do ar.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

  • The Editors of the Lancet Group. Learning from a retraction. September 17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31958-9
  • Mehra MR, Ruschitzka F, Patel AN. Retraction—Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. The Lancet. 2020; 3951820.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.