Apple Watch na detecção de fibrilação atrial é eficaz? [ACC 2019]

Nossa cobertura online do congresso do American College of Cardiology traz o estudo com o uso do Apple Watch para detecção de fibrilação atrial.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em nossa cobertura online do congresso do American College of Cardiology, o primeiro “Late Breaking Trial” do sábado foi o estudo com o uso do Apple Watch para detecção de fibrilação atrial. A importância do estudo é baseada no fato da maior parte dos casos de FA ser intermitente e assintomática. Só que mesmo essas pessoas têm maior risco de AVC cardioembólico!

Os monitores para detecção de arritmias de longa duração (> 7 dias), parecidos com o Holter, são implantáveis ou semi-implantáveis e por isso de difícil aplicação como ferramenta de rastreamento populacional. O novo relógio da Apple tem o potencial de monitorar os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana! Com isso, muito mais casos de FA seriam detectados, permitindo instituir tratamento nos grupos de maior risco e prevenir o AVC!

mhealth

Apple Heart Study: como foi feito

Quem comprou o dispositivo foi convidado online a participar do Apple Heart Study (AHS) e seus dados eram monitorados pelo App da empresa. Quando havia ritmo irregular, a pessoa era notificada que devia procurar um médico, sendo disponibilizado atendimento por telemedicina. A seguir, ela instalava um monitor de ECG de 7 dias (tipo um monitor de eventos) para avaliar se a FA de fato existia.

Quais os resultados?

apple watch study
(clique para ampliar)

 

A principal limitação do estudo foi não ter atingido o recrutamento necessários: eram previstos 500 mil participantes! Além disso, a taxa de detecção de FA foi baixa, mesmo nos pacientes com mais 65 anos (apenas 3% desse grupo teve ritmo irregular). Isso pode ter dois significados: ou o relógio não detectou FA ou ela é menos comum na população geral do que pensamos. Outro problema foi o baixo percentual de pacientes que foram colocar o monitor implantável e retornaram. Será que os que não foram tinham FA? Ou eram só extra-sístoles.

Como aplicar isso no mundo real?

Se o seu paciente tem um App desses e recebe a notificação, investigue. A maior parte dos testes é não invasivo. Mas só trate se um método aprovado, como Holter ou Monitor de Eventos Implantável, confirmar a arritmia. Até lá, vamos melhorar o produto e estudar mais ainda!

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades