Cirurgia

Aprendendo a suturar

Tempo de leitura: 2 min.

O ensino da cirurgia sem dúvida nenhuma foi comprometido pela pandemia de Covid-19, no entanto foi possível testar novos modelos de aprendizagem, que talvez possam incorporar na prática do ensino médico. Antes de um residente de cirurgia realizar um procedimento cirúrgico é fundamental que o mesmo aprenda a manusear o material para realizar suturas com diferentes tipos de pontos e dar os nós necessários nas diferentes condições. Alguns programas de residência promovem este tipo de aprendizado em modelos de borracha em laboratórios que ficam abertos para os residentes.

Leia também: Check-list de cirurgia segura e por que devemos fazer

O trabalho publicado pela Universidade do Sudoeste do Texas, comparou o método tradicional de ensino realizado no ano 2019, com a forma que se fez necessária em 2020 devido à pandemia.

Métodos

Comparar os resultados dos alunos de 2019 com os de 2020, uma vez que houve a necessidade de afastamento das atividades presenciais no ano de 2020.

A avaliação é composta por 12 tarefas a serem realizadas pelo residente em formação. O tempo de execução, e a taxa de erros, eram combinadas para formar uma pontuação para cada aluno. Enquanto os alunos de 2019 obtiveram aulas presenciais com tutores e acesso ilimitado aos laboratórios de ensino, o grupo de 2020 recebeu um kit de aprendizado em casa com toda a tutoria sendo realizada por plataforma virtual. O residente poderia voluntariamente comparecer ao campus para uma tutoria presencial seguindo todas as normas de distanciamento social.

Resultados

Todos os residentes do módulo 2020 conseguiram proficiência nas 12 tarefas, enquanto no ano 2019 nenhum residente conseguiu este fato (p = 0,008). O tempo para completar todas as tarefas também foi significativamente menor (p < 0,001) no grupo 2020.

Discussão

A grande diferença entre os dois sistemas foi que o residente do ano de 2020, pode praticar sozinho a sutura de forma que ao comparecer ao campus voluntariamente para refinamento da técnica, já possuía incorporado o aprendizado. Com isto houve uma menor necessidade de correção por parte dos tutores e consequentemente uma menor quantidade horas/aulas.

Ouça mais: Podcast da PEBMED: destaques do congresso americano de cirurgia (ACSCC 2021) [podcast]

Todo este sucesso encontrado neste estudo, não pode ser atribuído exclusivamente à forma de ensino. O fato da pandemia provocar uma limitação de circulação, impediu a realização de festas, viagens e assim o residente teria mais tempo para a realização de tarefas curriculares.

Mesmo com esta limitação os autores encorajam fortemente este tipo de ensinamento seja utilizado nas novas turmas de residente.

Para Levar para Casa

Todo início de programa de residência é comum encontrar fios atados em diversos locais. O residente, no seu momento de descanso, utiliza para praticar sua memória muscular para atar nós. Este trabalho ampliou esta tradicional prática informal, para algo curricular, e apresentou resultados estatísticos que justificam o aprendizado tutorial e que pode ser realizado em qualquer lugar. Concordo que pode ser uma prática benéfica aos residentes iniciais.

Referências bibliográficas:

  • Tellez J, Abdelfattah K, Farr D. In-person versus virtual suturing and knot-tying curricula: Skills training during the COVID-19 era. Surgery. 2021;170(6):1665-1669. doi:10.1016/j.surg.2021.06.015
Compartilhar
Publicado por
Felipe Victer

Posts recentes

Suplementos Alimentares no Idoso: pontos de atenção

Os idosos são um grupo de atenção quando o assunto é suplementos alimentares. Saiba mais…

2 horas atrás

Morte encefálica: faz sentido um anestesista em uma cirurgia para doação de órgãos?

A anestesia é usada para amenizar a resposta fisiológica resultante da morte encefálica e otimizar…

3 horas atrás

Você conhece a sequência atrasada de IOT? [podcast]

Neste episódio, o intensivista Vinicius Zofoli conversa sobre a realização da sequência atrasada de intubação…

4 horas atrás

SUS: Sancionada lei que amplia prevenção de câncer em mulheres

Foi sancionada a lei que amplia a prevenção, a detecção e tratamento de diferentes tipos…

5 horas atrás

O escore MELD sódio deve ser ajustado por sexo?

Um estudo avaliou os parâmetros laboratoriais do escore MELD de forma a propor um ajuste…

6 horas atrás

Uso de LOLA no tratamento de encefalopatia hepática aguda grave

A encefalopatia hepática é uma disfunção do sistema nervoso central causada por insuficiência hepática e/ou…

7 horas atrás