Uso da droga semaglutida para perda de peso é eficaz?

Em estudo recente, pesquisados analisaram os efeitos da semaglutida no apetite, consumo de energia, controle de alimentação, preferência alimentar e peso corporal.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Em estudo recente publicado na Diabetes, Obesity e Metabolism, pesquisados analisaram os efeitos da semaglutida no apetite, consumo de energia, controle de alimentação, preferência alimentar e peso corporal em indivíduos obesos.

Para essa investigação, foi realizado um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado com placebo, dos efeitos em 12 semanas de tratamento com semaglutida subcutânea uma vez por semana, com dose de 1,0 mg, em 30 indivíduos com obesidade.

Foram avaliadas a ingestão de energia ad libitum, as classificações de apetite, sede, náuseas e bem-estar, controle de alimentação, preferência alimentar, taxa metabólica, peso e composição corporal.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Após um café da manhã padronizado, a semaglutida, em comparação com placebo, levou a uma menor ingestão de energia ad libitum durante o almoço (-1.255 kJ; p <.0001), durante a refeição seguinte (p = .0401) e nos lanches (p = .0034), resultando em uma redução de 24% no consumo total de energia em todas as refeições ad libitum ao longo do dia (-3.036 kJ; p <.0001).

Os escores globais de supressão do apetite em jejum foram melhores com a semaglutida; os índices de náusea foram semelhantes. O uso da droga foi associado com menos fome e desejo de comer, um melhor controle da alimentação e uma preferência mais baixa por alimentos ricos em gordura.

A taxa metabólica, ajustada para a massa corporal magra, não diferiu entre os tratamentos. A droga gerou uma redução de 5,0 kg em relação ao valor basal do peso corporal médio, predominantemente a partir da massa gorda corporal.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que após 12 semanas de tratamento, em comparação com placebo, a ingestão de energia ad libitum foi menor com semaglutida. Os mecanismos prováveis para a perda de peso incluíram menos apetite e desejos por comida, melhor controle da alimentação e menor preferência relativa por alimentos gordurosos e densos em energia.

Veja também: ‘FDA aprova polêmico dispositivo para tratar obesidade’

Referências:

  • Blundell J , Finlayson G , Axelsen MB , Flint A , Gibbons C , Kvist T and Hjerpsted J . Effects of once-weekly semaglutide on appetite, energy intake, control of eating, food preference and body weight in subjects with obesity, Diabetes Obes Metab, 2017. https://doi.org/10.1111/dom.12932

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades