Aprovado novo tratamento para câncer agressivo de pulmão no país

O imunoterápico atezolizumabe passará a ser utilizado no tratamento inicial do câncer agressivo de pulmão de pequenas células.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi aprovado no país um novo tratamento para pacientes com um tipo específico de câncer de pulmão altamente agressivo. O imunoterápico atezolizumabe passará a ser utilizado no tratamento inicial do câncer agressivo de pulmão de pequenas células.

Esse é o tipo mais comum entre fumantes, correspondendo a 15% de todos os casos de tumores malignos que afetam o órgão. Essa nova medicação representa o primeiro avanço em 30 anos para este subtipo de tumor, segundo especialistas da área.

Entre as principais vantagens do atezolizumabe estão o aumento do tempo livre de progressão de doença e a redução do risco de morte com aumento da sobrevida global .

Para os pacientes de câncer de pulmão de pequenas células, a combinação do atezolizumabe com quimioterapia convencional com carboplatina e etoposido reduziu em 30% o risco de morte e aumentou o tempo livre de progressão da doença”, afirma a oncologista Mariana Laloni, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), Unidade do Grupo Oncoclínicas em São Paulo.

A terapia com o  atezolizumabe já é utilizada no Brasil para tratar câncer de pulmão de células não pequenas, tumores no sistema urinário e no combate ao câncer de mama triplo-negativo.

Saiba mais:

90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo

O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão – entre os 10% restantes, 1/3 é dos chamados fumantes passivos – no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deverá somar 31.270 novos casos de tumores pulmonares em 2019. Além disso, o fumo aumenta as chances de desenvolver, ao menos, outros 13 tipos de câncer. Além disso, o país ainda registra um elevado número de casos de neoplasias malignas entre a população fumante.

De acordo com Mariana Laloni, a maioria dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório, tais como: tosse, falta de ar e dor no peito. “Outros sintomas inespecíficos também podem surgir, como a perda de peso e a fraqueza. Em 15% dos casos, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença”, frisa a especialista.

A combinação de tratamento sistêmico e radioterapia também pode ser administrada logo no início do tratamento para reduzir o tumor antes da cirurgia, ou mesmo como tratamento definitivo quando a cirurgia está contraindicada. A radioterapia isolada é utilizada algumas vezes para diminuir sintomas como falta de ar e dor.

“Atuando através do bloqueio dos fatores que inibem o sistema imunológico, as medicações imunoterápicas provocam um aumento da resposta imune, estimulando a atuação dos linfócitos e procurando fazer com que eles passem a reconhecer o tumor como um corpo estranho”, esclarece Mariana Laloni.

Normalmente, o diagnóstico do câncer de pulmão de pequenas células acontece em estágios avançados da doença. E o tratamento não tem intenção curativa, já que as taxas de respostas eram muito modestas. Mas a adição da imunoterapia agora traz um novo avanço com uma maior perspectiva de controle da enfermidade.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades