Arritmias no paciente com miocardite aguda

As arritmias são uma complicação relativamente comum da miocardite aguda. Mas quando suspeitar e manejar o paciente com arritmias potencialmente fatais?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A miocardite aguda comumente se apresenta como taquicardia, palpitações, dor precordial e/ou dispneia. As arritmias são uma complicação relativamente comum, sendo a maioria delas benigna. Mas quando suspeitar e como manejar o paciente com arritmias potencialmente fatais? Um artigo de revisão recente irá nos ajudar nessas questões.

Palpitações e, principalmente, síncope, são os dois sintomas de alerta. No exame físico, não há marcadores patognomônicos. E, dentre os exames complementares, a troponina até marca um risco de miocardite, mas não há relação entre seus valores e o risco de arritmias. O mesmo vale para o BNP. Já o ECG é capaz de identificar arritmias, mas é a ressonância magnética o principal parâmetro: a presença de fibrose e/ou disfunção ventricular são os dois principais parâmetros prognósticos para a ocorrência de arritmias.

Em pacientes com arritmias ventriculares frequentes, a biópsia endomiocárdica pode ser indicada, pois devemos pesquisar etiologias relacionadas ao maior risco arritmogênico:

  • Miocardite células gigantes;
  • Chagas;
  • Sarcoidose;
  • HIV.

O tratamento das arritmias é o mesmo de outras cardiopatias. Inclusive, no paciente que evolui para miocardiopatia dilatada crônica, há indicação de CDI se houver FV/TV.

Como a miocardite, em geral, acomete jovens, é importante lembrar da necessidade de repouso de esportes de alto rendimento por até 3 a 6 meses, de preferência com reavaliação cardiológica antes do reinício das atividades.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades