Artrite inflamatória: Metotrexato tem pior resultado em pacientes jovens

O metotrexato oral (MTX) é a terapia de primeira linha para artrite reumatoide, mas muitos pacientes experienciam falha no tratamento em 12 meses. Um artigo buscou avalar a taxa e os preditores de falha do MTX.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O metotrexato oral (MTX) é a terapia de primeira linha para artrite reumatoide, mas muitos pacientes experienciam falha no tratamento em 12 meses. Um artigo da revista Arthritis Research & Therapy buscou avalar a taxa e os preditores de falha do MTX.

Para esse estudo, pesquisadores recrutaram 431 indivíduos de uma coorte de cuidados primários de pacientes com artrite inflamatória precoce, que utilizavam MTX, entre 2000 e 2008. As razões relatadas pelo paciente para a falha do tratamento foram registradas e categorizadas como evento adverso, ineficácia ou outro. A adição de um segundo DMARD durante o período do estudo também foi categorizada como falha devido à ineficácia.

A probabilidade de os pacientes permanecerem com MTX aos 2 anos foi de 82%. Análises de risco revelaram que a falha devido à ineficácia foi associada à presença de fator reumatoide, idade mais jovem no início dos sintomas e maior atividade inicial da doença. A interrupção do MTX devido a um evento adverso foi menos provável na coorte positiva para fator reumatoide.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que os fatores de risco para falha devido à ineficácia no tratamento com metotrexato foram:

  • Presença de fator reumatoide
  • Idade mais jovem no início dos sintomas
  • Maior atividade inicial da doença

Esses pacientes podem requerer terapia combinada como tratamento de primeira linha.

Pausa no metotrexato pode melhorar resposta à vacina contra influenza

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Bluett et al. Risk factors for oral methotrexate failure in patients with inflammatory polyarthritis: results from a UK prospective cohort study. Arthritis Research & Therapy201820:50. https://doi.org/10.1186/s13075-018-1544-9

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades