Reumatologia

Artroplastia ou artrodese de punho para pacientes com artrite reumatoide?

Tempo de leitura: 2 min.

O prognóstico da artrite reumatoide melhorou drasticamente após advento das drogas modificadoras da doença nas últimas décadas. Entretanto, o tratamento cirúrgico ainda é indicado em punhos dolorosos com artrite avançada. A artrodese de punho é eficaz em promover estabilidade e alívio da dor, com a desvantagem de eliminar a mobilidade articular. A artroplastia de punho é indicada em indivíduos de baixa demanda, mantendo o arco de movimento. Os implantes utilizados para artroplastia vêm mudando constantemente ao longo dos anos, buscando resultados com menos falhas.

Leia também: Entendendo o padrão de reativação da artrite reumatoide

O estudo

Uma revisão sistemática comparando artrodese com artroplastia de punho em pacientes com artrite reumatoide foi publicada recentemente no European Journal of Hand Surgery. Foram selecionados 23 estudos com follow-up mínimo de 12 meses, sendo 6 avaliando resultados das artrodeses, 15 das artroplastias e 2 comparando diretamente os 2 métodos de tratamento.

Tanto a artrodese quanto a artroplastia foram eficazes em reduzir a dor. Dos 314 submetidos a artrodese, 1 permaneceu com dor severa após a cirurgia, enquanto que dos 560 que foram submetidos à artroplastia, 2 permaneceram com dor grave.

Quanto ao arco de movimento, a artroplastia foi capaz de aumentá-lo em todos os planos comparando-se pré e pós-operatório (média de 47 para 58 graus de flexo-extensão, de 18 para 30 graus de desvio radial/ulnar e de 126 para 157 graus de prono-supinação). A força de pega aumentou em média 76% após artrodese e 31% após artroplastia, enquanto a satisfação dos pacientes foi de 65% e 84% respectivamente.

Saiba mais: Tratamento para artrite reumatoide é ampliado no SUS

Ocorreram complicações em 17% das artrodeses de punho, sendo a mais comum a síndrome do túnel do carpo. Nas artroplastias, complicações foram observadas em 19% dos casos, sendo a mais comum luxação ou afrouxamento do implante. À medida que as próteses de punho evoluíram, houve redução da taxa de complicações, ficando em 11% com os implantes de terceira e quarta geração.

Cenário atual

As artroplastias de punho têm indicações pontuais em pacientes mais idosos de baixa demanda e suas complicações geralmente são mais catastróficas que as das artrodeses. As artrodeses de punho são consideradas uma escolha de maior segurança na nossa prática ortopédica por poderem ser realizadas por uma gama de materiais mais disponíveis, técnica cirúrgica mais difundida e poderem se apresentar como solução nas falhas pós-artroplastias. Entretanto, a perda do arco de movimento do punho é uma desvantagem considerável.

Com o avanço da tecnologia da confecção dos implantes, é possível que as artroplastias evoluam para uma taxa de complicação tão baixa que se tornem, sem dúvidas, a primeira escolha cirúrgica. Por ora, seguimos debatendo a melhor alternativa de acordo com o quadro clínico e radiológico de cada paciente.

Referências bibliográficas:

  • Zhu XM, Perera E, Gohal C, Dennis B, Khan M, Alolabi B. A systematic review of outcomes of wrist arthrodesis and wrist arthroplasty in patients with rheumatoid arthritis. J Hand Surg Eur Vol. 2021 Mar;46(3):297-303. doi: 10.1177/1753193420953683.
Compartilhar
Publicado por
Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Posts recentes

PEBMED e Saúde Global: gestão de resultados em clínicas e consultórios

No episódio de hoje, saiba mais sobre as vantagens de implantar um modelo de gestão…

12 minutos atrás

Drogas vasoativas: 10 dicas para uso no paciente grave com hipotensão

Hipotensão é uma das condições mais comuns no paciente grave, além de estar associada a…

1 hora atrás

Interrupção do uso de antidepressivo: como diferenciar recaída ou recorrência de síndrome de retirada?

É essencial diferenciar a síndrome de retirada da recaída ou recorrência já que a sintomatologia…

2 horas atrás

Tratamento de vaginose bacteriana: qual a eficácia do gel de fosfato de clindamicina 2%?

Um estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia do gel de clindamicina vaginal comparado…

3 horas atrás

“Covid Zero”: políticas mais rigorosas de controle da pandemia pioram a saúde mental da população?

Estudo comparou o grau de restrição das políticas de enfrentamento à covid com escores de…

4 horas atrás

Suplementação de cálcio e estenose aórtica

Estudo mostrou que a suplementação de cálcio está ligada à queda da qualidade da função…

6 horas atrás