Artroplastia total de quadril por acesso anterior em pacientes obesos mórbidos

A osteoartrite de quadril é muito prevalente em pacientes obesos e a artroplastia total de quadril é o tratamento de escolha para pacientes sintomáticos.

A obesidade é uma das condições de saúde que mais afeta a expectativa e qualidade de vida dos pacientes obesos. Após anos de discussão, a obesidade hoje é considerada uma doença crônica e associada com inúmeras outras doenças como a osteoartrite. A obesidade grave cresceu bastante nos últimos anos, elevando os gastos com saúde. A definição de obesidade mórbida é de indivíduos com IMC maior ou igual a 40 ou maior ou igual a 35 sofrendo de alguma comorbidade grave relacionada. 

A osteoartrite de quadril é muito prevalente em indivíduos obesos e a artroplastia total de quadril (ATQ) é o tratamento de escolha para pacientes sintomáticos, embora associada nesses casos a maior chance de infecção superficial e profunda, perda sanguínea e revisão cirúrgica. O acesso anterior minimamente invasivo tem ganhado popularidade entre os cirurgiões nos últimos anos, entretanto, seus resultados quanto a complicações em relação aos outros acessos permanecem controversos. A cirurgia de ATQ é extremamente desafiadora em pacientes obesos, não havendo consenso na sua eficácia e segurança nos pacientes obesos mórbidos.

Saiba mais: Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos

pacientes obesos

Estudo 

Foi publicado esse mês na revista Bone and Joint Open um estudo retrospectivo com o objetivo de determinar se, em pacientes obesos, o acesso anterior é seguro e eficaz quanto ao posicionamento dos componentes, dificuldade cirúrgica, taxa de complicações e desfechos clínicos em relação a pacientes não obesos. Foram selecionados 86 pacientes com IMC maior ou igual a 40 (grupo A) e 172 pacientes com IMC menor que 30 (grupo B) submetidos a ATQ por acesso anterior. Todos os pacientes foram operados pelo mesmo cirurgião em um Hospital de Atenas e eram maiores de 18 anos, com follow-up mínimo de dois anos. 

Não foram observadas diferenças significativas na perda de sangue, complicações intra e pós-operatórias ou posição do implante entre os dois grupos. A taxa de infecção superficial da ferida foi maior no grupo obeso (8,1%) em comparação ao grupo não obeso (1,2%) (p = 0,007) e o risco relativo de reoperação foi de 2,59 (IC 95% 0,68 a 9,91). Além disso, uma infecção articular periprotética foi relatada no grupo obeso. O tempo de set-up na mesa cirúrgica e o tempo médio de operação foram maiores em pacientes obesos mórbidos. Os resultados funcionais e as medidas de resultados relacionados ao paciente foram superiores no grupo obeso (aumento médio de Harris Hip Score foi de 52,19 (DP 5,95) vs 45,1 (DP 4,42); p <0,001) e houve aumento médio do escore da Ferramenta Internacional de Resultado do Quadril (iHOT-12) foi de 56,8 (DP 8,88) versus 55,2 (DP 5,85); p = 0,041).

Leia também: Revisão sistemática avalia melhor tratamento da osteoartrite dos joelhos e quadris

Conclusão

O estudo apresenta como limitações o fato de ser retrospectivo e todas as cirurgias terem sido realizadas pelo mesmo cirurgião, o que pode ter gerado um viés por ser um profissional extremamente experiente e acostumado a esse tipo de abordagem nesse tipo de paciente. Observou-se que a ATQ por via anterior em pacientes obesos mórbidos está associada ao aumento de infecçōes de pele superficiais e risco de reoperação apesar de apresentar resultados funcionais satisfatórios. Estudos prospectivos randomizados poderão deixar mais claro se o acesso anterior ou a obesidade individualmente seria fator para aumento da taxa de complicações.

Referências bibliográficas:

  • Argyrou C, Tzefronis D, Sarantis M, Kateros K, Poultsides L, Macheras GA. Total hip arthroplasty through the direct anterior approach in morbidly obese patients. Bone Jt Open. 2022 Jan;3(1):4-11. doi: 10.1302/2633-1462.31.BJO-2021-0166.R1. PMID: 34985307. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades