As atribuições do enfermeiro nas unidades básicas de saúde

Trabalhar na APS requer muitas habilidades dos profissionais de enfermagem. Existe hoje uma falta de especificidade nas atribuições do enfermeiro.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No Brasil, o exercício da prática da enfermagem é regulamentado e seus profissionais têm as suas atribuições especificadas no Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse decreto descreve quem são os profissionais de enfermagem e suas atribuições, mas não faz disfunção entre o trabalho do enfermeiro no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e nos demais níveis de atenção à saúde.

Trabalhar na APS requer muitas habilidades dos profissionais de enfermagem. Existe hoje uma falta de especificidade nas atribuições do enfermeiro, que pode ter a sua origem na atuação dos próprios profissionais, que ainda não se apropriaram da finalidade de seu trabalho no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS), agregando funções e afazeres que não lhes são próprios.

atenção primária

Enfermeiros nas unidades básicas de saúde

A Unidade Básica de Saúde é a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Confira as atribuições do enfermeiro nas unidades de saúde:

  • Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada;
  • Realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos nos programas do Ministério da Saúde e disposições legais da profissão;
  • Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a Unidade de Saúde da Família (USF), levando em conta as reais necessidades de saúde da população atendida;
  • Executar as ações de assistência integral a criança, mulher, adolescente, adulto e idoso;
  • Aliar atuação clínica à prática de saúde coletiva;
  • Realizar atividades correspondentes às áreas prioritárias de intervenção na atenção básica, definidas na Norma Operacional de Assistência Básica (NOAS) de 2002;
  • Supervisionar e executar ações para capacitação dos agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho das funções.

Formando grupos educativos

Para atender da melhor forma aos diferentes públicos que procuram diariamente as Unidades Básicas de Saúde é preciso que os todos os profissionais de saúde juntos se reúnam e ofereçam assistência a grupos educativos.

Essas iniciativas devem ser formadas com objetivos preventivos e curativos em variadas áreas necessárias na saúde do paciente, como grupos de hipertenso e diabético, de saúde da mulher (gestante, climatério e pré-natal), da criança, de apoio psicossocial, para vencer o tabagismo, de planejamento familiar, além de atividades voltadas para adolescentes, grupos em igrejas, escolas, dentre outras.

Você desenvolve algum trabalho com grupos educativos como profissional de enfermagem? Conte para a gente a sua experiência!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades