As taxas de infecção aumentam com o uso de técnicas de esterilização de uso imediato?

Neste estudo, confira se a esterilização a vapor de uso imediato aumenta as chances de infecção em cirurgias ortopédicas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A esterilização a vapor de uso imediato (EVUI), anteriormente denominada esterilização “flash”, tem sido historicamente usada para esterilizar instrumentos cirúrgicos em situações de emergência. Enquanto as técnicas tradicionais de esterilização exigem de 1 a 3 horas de preparo, a EVUI envolve um tempo de 3 a 10 minutos.  

Seu uso, entretanto, é limitado pelo receio quanto a um risco aumentado de infecções do sítio cirúrgico (ISC), o que ocorre devido a carência de indicadores biológicos comprovando a eficácia da esterilização, do tempo de processamento rápido, do potencial de contaminação durante transferências e da falta de evidência na literatura assegurando sua utilização. 

Leia também: Fibrilação atrial aumenta o risco de complicações em cirurgias não cardíacas?

Um recente estudo investigou a taxa de ISC em pacientes que realizaram cirúrgica ortopédica envolvendo o uso de EVUI comparado com um grupo controle com a hipótese de não haver diferença entre os grupos. 

Trata-se de um estudo multicêntrico do tipo coorte retrospectiva combinado com escore de propensão realizado em dez hospitais localizados no nordeste dos EUA.  

cirurgias não cardíacas

Estudo

Os dados foram coletados através da revisão de prontuários e dos dados do CDC NHSN (sistema de rastreamento de infecções) incluindo 83.719 procedimentos ortopédicos. Os casos de 70.600 pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas incluindo artroplastia total de joelho ou quadril, laminectomia, ou fusão espinhal realizadas entre janeiro de 2014 a dezembro de 2020, foram revisados ​​retrospectivamente. Neste grupo, 3.526 pacientes tiveram EVUI utilizado durante a cirurgia. Uma análise de pareamento por escore de propensão foi conduzida para contabilizar preditores conhecidos de ISC incluindo um total de 7.052 pacientes.  

Após o pareamento do escore de propensão, 111 (1,57%) dos 7.052 pacientes pareados desenvolveram ISC. Dos 111 pacientes, 61 (54,95%) estavam no grupo com EVUI e 50 (45,05%) no grupo sem EVUI. A probabilidade estimada de desenvolver ISC foi de 1,42% para os pacientes do grupo não- EVUI versus 1,73% para os pacientes do grupo EVUI (RR = 0,82 (IC= 0,57 a 1,19). Não houve evidência de que a proporção de ISC foi maior no grupo EVUI. 

O estudo apresenta limitações relacionadas especialmente a seu desenho retrospectivo. Os pontos fortes desta pesquisa são o tamanho da amostra e a padronização do critério para definição de infecção nos diferentes centros assim como dos protocolos de esterilização. 

As taxas de infecção não foram significativamente diferentes entre pacientes submetidos à cirurgia ortopédica nos quais foi utilizado o método de esterilização imediata. Estudos prospectivos futuros são necessários para explorar ainda mais a utilidade do EVUI durante procedimentos ortopédicos. 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Tantillo TJ, Stapleton EJ, Frane N, Gorlin M, Schilling ME, Armellino D, Katsigiorgis G, Bitterman AD. The Association of Immediate-Use Steam Sterilization with the Incidence of Orthopaedic Surgical Site Infections: A Propensity Score-Matched Cohort Study. J Bone Joint Surg Am. 2022 Jun 1