Asma brônquica: conheça os conteúdos no Whitebook

A asma brônquica é uma doença com uma das prevalências mais altas do mundo. Neste post, conheça os conteúdos do Whitebook sobre o tema.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

No Brasil, estima-se que 20% dos adolescentes tenham asma brônquica. Na última edição da Revista PEBMED, os autores Leonardo Marcelino, Victor Eddye Filho e Paloma Coelho abordam os principais aspectos da doença no artigo “Asma brônquica: o que precisamos nos atentar?”.  

Baixe a revista e leia o artigo completo gratuitamente aqui.

Veja mais: Sociedade Brasileira de Pediatria lança novidades sobre sepse neonatal precoce

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada por hiperresponsividade e limitação ao fluxo aéreo. Em muitos casos, a reversão é espontânea ou após tratamento, mas as exacerbações de asma podem ser fatais ou impactar gravemente os pacientes.  

Algumas características do quadro clínico são: 

– Tosse

– Dispneia 

– Sibilos e opressão torácica 

O diagnóstico de asma é realizado na identificação de um padrão de sintomas respiratórios e o manejo é feito com a avaliação do seu controle. O nível de controle de asma é reconhecido pela frequência e intensidade dos sintomas e limitações funcionais.

Conheça no Whitebook alguns conteúdos relacionados à asma em crianças, entre eles Asma em Condutas Pediátrias e Crise de Asma em Drogas Pediátricas. Nesses conteúdos, você encontra a abordagem completa da doença, com diretrizes para diagnóstico e manejo, além das prescrições indicadas para cada caso.  

O Clinical Drops tem uma seção especial com vídeos apenas sobre doenças respiratórias pediátricas.  

Confira os vídeos sobre asma que temos no Whitebook:  

Em abril, a especialista em Pneumologia e conteudista do Whitebook Dra. Bruna Provenzano tratou a asma no episódio “Crise Asmática: tratamento recomendado”. Ouça o programa completo abaixo!

 

Ufa! Quanta coisa, né? Conheça os conteúdos de Pediatria no Whitebook, são muitos e talvez alguns possam ajudar você no dia a dia do consultório ou da emergência. 😉 

Até a próxima! 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades