Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?

Asma grave: como manejar a ventilação mecânica [ABRAMEDE 2018]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A asma que evolui para ventilação mecânica pode chegar a uma mortalidade intra-hospitalar de até 10%. Configurar a ventilação mecânica adequada no paciente asmático é um desafio para o médico, porque tratam-se de pacientes com alterações hemodinâmicas e respiratórias.

A hiperinsuflação causa efeitos hemodinâmicos e na musculatura ventilatória (como a retificação do diafragma), o que torna difícil a ventilação com pressão positiva. Esse foi um dos temas da palestra “Asma Grave”, com moderação de Filadelfia Passos Rodrigues Martins, que deu orientações para o manejo da ventilação mecânica.

ventilacao mecanica

Objetivos da ventilação mecânica

A estratégia de ventilação mecânica deve ter como objetivo corrigir a hiperinsuflação, corrigir o broncoespasmo e promover o rápido desmame. O asmático não é um paciente que deve ficar muito tempo no respirador, por isso é necessário otimizar o tratamento para retirá-lo do respirador o mais rápido possível.

Por que? Devido a própria alteração anatômica decorrente da doença, o paciente asmático está mais suscetível ao air trapping, que é o aprisionamento de ar durante a ventilação mecânica. Para evitar que isso ocorra, é necessário ventilar com uma frequência respiratória bem baixa.

Já é esperado que esse paciente tenha dentro do ventilador uma pressão de pico alta, principalmente devido à resistência ventilatória aumentada.

Recomendações para ventilação mecânica

– Na fase inicial, deve-se ventilar o paciente com um fluxo bem aumentado, cerca de 50 a 100 ml na VCV, sempre com uma relação inspiração/expiração  bastante alta (1 para 6, 1 para 9), ou seja, um tempo expiatório aumentado. Para isso, é necessário colocar um volume corrente relativamente baixo de 6 a 8 ml/kg, pois o volume muito alto aumentaria muito o tempo inspiratório e diminuiria o tempo expiratório, causando o air trapping. E uma frequência respiratória em torno de 8 a 12 incursões por minuto. Os objetivos são manter uma pressão de O2 ≥ 70, com uma saturação de O2 > 93%.

– Seja permissivo em relação à hipercapnia. Pense que o asmático pede isso dentro da ventilação mecânica.

– Use continuamente broncodilatadores inalatórios direto no circuito de ventilação.

Uma alternativa para os quadros em que não houve melhora é utilizar a broncoscopia com soro fisiológico aquecido, que está disponível em alguns centros e pode ajudar a eliminar a secreção e a melhora do quadro.

MAIS DO CONGRESSO ABRAMEDE 2018

Lombalgia:

Sepse:

Trauma:

Cetoacidose diabética:

Síndrome coronariana aguda:

Asma grave:

A PEBMED ESTÁ NO ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promove em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. O evento conta com workshops, cursos e palestras com os maiores especialistas da área. A PEBMED está em Fortaleza e vamos publicar aqui no Portal com exclusividade as principais novidades do evento.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar