Asma não é fator de risco de gravidade na Covid-19

A asma não é fator de risco para quadros graves de Covid-19, apontou uma pesquisa que constatou um baixo número de pacientes hospitalizados.

A asma não é fator de risco para quadros graves de Covid-19, apontou uma pesquisa publicada na revista científica Annals of the American Thoracic Society, que constatou um baixo número de pacientes asmáticos hospitalizados com o novo coronavírus.

Um segundo estudo, realizado desta vez por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia e também chegaram na mesma conclusão.

“A revisão sistemática identificou 1.069 artigos que descreveram os quadros clínicos e antecedentes médicos de 161.271 pacientes com a Covid-19. O estudo revelou que somente 1,6% dos pacientes tinham diagnóstico prévio de asma”, explica o médico e pesquisador Lício Augusto Velloso.

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Global Asthma Report apontam que 4,4% da população mundial têm diagnóstico de asma.

Leia também: O escore de Wood-Downes na avaliação da gravidade da asma em pediatria

Asma não é  fator de risco de gravidade na Covid-19

Orientações aos médicos

Com base em todos esses resultados, os médicos podem tranquilizar com mais base e segurança seus pacientes asmáticos em relação aos riscos da pandemia.

“Nesse um ano de pandemia percebi a redução na procura de continuidade do tratamento, o que causa preocupação”, disse a pneumologista pediátrica Patrícia García-Zapata, que atende no Tumi Espaço Clínico, no Orion Complex, em Goiânia.

Ela salientou que o uso de medicações de controle para asma deve ser mantido durante a pandemia, exceto nos casos em que o paciente tenha quadro asmático controlado. O uso de medicações por inaladores deve ser priorizado ao invés de nebulizadores, pelo risco de geração de aerossol por nebulização. Já o uso de imunoterapia aeroalérgena e/ou fármacos biológicos pode ser mantido, priorizando a aplicação domiciliar.

Cuidados com as crianças asmáticas

Em crianças asmáticas, a recomendação é o uso de nebulizador ou espaçador. Ambos são eficazes, desde que a técnica seja realizada de forma correta. O uso da via inalatória diminui o problema da absorção sistêmica do medicamento, podendo ser oferecido em menor quantidade.

Patrícia García-Zapata revelou os principais sintomas que devem ser observados nos pequenos. “Tosse prolongada, tosse seca, chiado no peito, quando a criança cansa rápido durante atividades físicas, cansaço ou tosse após gargalhadas, tosse ou dor no peito quando está dormindo, podendo causar despertar noturno”, detalhou a pneumologista pediátrica.

Já em relação aos principais sintomas respiratórios que levantam a suspeita da infecção pelo novo coronavírus, a especialista mencionou a febre, dor no corpo e um mal-estar importante, em que é perceptível que o estado de saúde da criança está prejudicado. García-Zapata ainda citou dor de garganta e falta de ar como sinais relevantes da Covid-19 no público infantil.

Saiba mais: Dia Nacional de Controle da Asma

Vale ressaltar que os fatores secundários podem ajudar na separação entre quadros alérgicos e a Covid-19, incluindo os problemas gastrointestinais, como diarreia e vômito.

O tempo seco desta época do ano também contribui para o agravamento dos sintomas. “Além disso, muitos pacientes têm gatilho, com a mudança do tempo os sintomas aparecem”, ressaltou Patrícia García-Zapata.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags