Associação de bezafibrato e sobrevida livre de transplante na colangite biliar primária

A colangite biliar primária (CBP) é uma doença hepática colestática crônica progressiva, que afeta especialmente mulheres de meia idade.

A colangite biliar primária (CBP) é uma doença hepática colestática crônica progressiva, que afeta especialmente mulheres de meia idade. Essa doença tem como principal marcador diagnóstico a presença do anticorpo antimitocôndria, encontrado em até 90% dos casos. Classicamente, é tratada com ácido ursodesoxicólico (AUDC) na dose de 13-15 mg/kg/dia. No entanto, cerca de 30-40% dos pacientes não apresentam resposta bioquímica após 12 meses de tratamento. Nesse contexto, pode-se associar fibrato ou ácido obeticólico ao AUDC como drogas de resgate. No entanto, o efeito prognóstico de longo prazo das medicações de segunda linha em pacientes com CBP resistente ao AUDC é ainda desconhecido. Recentemente, Tanaka e colaboradores estudaram o impacto do bezafibrato na sobrevida de pacientes com CBP não respondedores ao AUDC. 

Leia também: Como diferenciar colangiocarcinoma de doenças benignas do trato biliar?

Associação de bezafibrato e sobrevida livre de transplante na colangite biliar primária

O estudo

Estudo de coorte retrospectiva japonês que incluiu 3.908 pacientes com CBP tratados com AUDC ou AUDC + bezafibrato a partir do ano 2000, com pelo menos 1 ano de seguimento. A saber, o bezafibrato é um pan-agonista de receptores ativados por proliferadores de peroxissoma e receptor pregnano X com eficácia comprovada na colestase e dislipidemias. Esse trabalho objetivou avaliar a associação entre exposição a bezafibrato e mortalidade ou necessidade de transplante hepático, estratificado pelo tempo de seguimento, por modelos multivariados. Foi utilizada imputação múltipla de dados faltantes quando necessário.  

Resultados

Dos 3.908 pacientes elegíveis, 3.162 (81%) receberam AUDC e 746 (19%) a associação de AUDC e bezafibrato. Os indivíduos em uso de comboterapia foram mais frequentemente seguidos em centros terciários, eram mais jovens, tinham níveis mais altos de fosfatase alcalina e se encontravam em estágio histológico mais avançado da doença ao diagnóstico. No grupo AUDC-bezafibrato, o bezafibrato foi iniciado em média 1,4 anos após prescrição do AUDC, sendo o tempo médio de exposição ao fibrato de 5,3 (±3,8) anos. A taxa de descontinuação permanente de AUDC foi de 0,7%, enquanto 5,9% interromperam o bezafibrato. O motivo da interrupção do tratamento não foi registrado. Em todos os modelos de sobrevida, a exposição ao bezafibrato foi associada a redução significativa de mortalidade por todas as causas ou necessidade de transplante hepático (hazard ratio ajustado: 0,3253, IC95% 0,1936–0,5466 e 0,2748, IC95% 0,1336–0,5655, respectivamente; p < 0,001 para ambos).  Os NNTs da terapia combinada para prevenir 1 morte adicional ou transplante hepático em 5, 10 e 15 anos foram de 29 (IC95% 22–46), 14 (10–22) e 8 (6–15), respectivamente. 

Saiba mais: Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia

Conclusão

O bezafibrato é a única droga de segunda linha, até o momento, que demonstrou eficácia para tratamento de sintomas (especialmente prurido), alterações bioquímicas e melhora prognóstica de longo prazo em pacientes com CBP não respondedores a AUDC. 

Referências bibliográficas:

  • Tanaka A, Hirohara J, Nakano T, Matsumoto K, Chazouillères O, Takikawa H, Hansen BE, Carrat F, Corpechot C. Association of bezafibrate with transplant-free survival in patients with primary biliary cholangitis. J Hepatol. 2021 Sep;75(3):565-571. doi: 10.1016/j.jhep.2021.04.010.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.