Associação de moradores alerta sobre surto de Hepatite A no Vidigal, RJ

No dia 5 de janeiro, o presidente da Associação dos Moradores do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, divulgou um vídeo alertando sobre um surto de hepatite A na região.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No dia 5 de janeiro, o presidente da Associação dos Moradores do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, divulgou um vídeo alertando sobre um surto de hepatite A na região. Já foram registrados cerca de 90 casos espalhados pela comunidade.

Muitos moradores estão comprando água mineral ou fervendo a água antes de beber. Em nota, a Cedae esclareceu que “mais de 90% dos casos de alteração na qualidade da água têm causas pontuais, como falta de limpeza da caixa d’água ou dano a tubulação causado por tentativa de ligação clandestina”.

Ainda de acordo com a companhia, a água foi coletada em diversos pontos para análise. O resultado sai nessa segunda (8). A Secretaria Municipal de Saúde afirma que adotou medidas de prevenção e de assistência aos pacientes.

Sobre a Hepatite A

Doença infecciosa viral, contagiosa, transmitida por via oral-fecal ou através de alimentos (como frutos do mar e alguns vegetais) ou da água contaminada.

A taxa de incidência de hepatite A do Brasil apresentou aumento até 2005, quando atingiu 11,7 casos por 100 mil habitantes e, desde 2006, tem mostrado tendência de queda: em 2016, a taxa observada foi de 0,6 casos para cada 100 mil habitantes. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.

O diagnóstico da hepatite A é feito pela história clínica, por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presença de seus fragmentos nas fezes.

A doença pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus.

Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Outros sinais possíveis da enfermidade são icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e colúria (urina com cor semelhante à da coca-cola). Em geral, o quadro se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

É uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção.

Não existe tratamento específico contra a hepatite A. Pessoas que vivem no mesmo domicílio que o paciente infectado ou que estão em más condições de saúde podem receber imunoglobulina policlonal para protegê-las contra a infecção.

Vacinação

A hepatite A pode ser prevenida através da utilização da vacina específica contra o vírus A1. Entretanto, a melhor estratégia de prevenção desta hepatite inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene.

A vacina é inativada, portanto, não tem como causar a doença. Está indicada para todas as pessoas a partir de 12 meses de vida. Esquema é de duas doses com intervalo de seis meses.

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alterou, em 2017, a faixa etária do esquema de dose única da vacina para crianças entre 15 meses e antes de completar 5 anos de idade.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags