Associação entre a espessura do segmento uterino entre 18 e 22 semanas e o risco de parto pré-termo

Estudo analisando a relação entre a espessura ultrassonográfica do segmento uterino e o risco de parto pré-termo foi publicado este mês.

A associação entre colo curto e parto pré-termo é bem estabelecida na área médica e há anos vem sendo discutida e estudada na literatura. Entretanto, em alguns países, como exemplo a Tailândia, a disponibilidade e aceitação por parte das mulheres do exame ultrassonográfico transvaginal é baixa, o que inviabiliza a obtenção da medida do colo do útero de forma satisfatória.

Leia também: Risco de gravidez ectópica durante o uso de dispositivos intrauterinos de levonorgestrel (DIU)

Pensando nesse dado, alguns autores tailandeses desenvolveram um estudo para tentar correlacionar a espessura ultrassonográfica do segmento uterino ao risco de parto pré-termo. A base fisiológica para a hipótese pesquisada advém de dados da literatura que demonstram a modificação ou “afinamento” do segmento uterino no terceiro trimestre que é mais acentuado no trabalho de parto.

entre 18 e 22 semanas e o risco de parto pré-termo

Metodologia

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo desenvolvido com gestantes do serviço Maternal-Fetal Medicine unit, Siriraj Hospital. As mulheres que eram submetidas ao exame ultrassonográfico no segundo trimestre eram convidadas a participar desse estudo. Os critérios de inclusão eram ser maior de 18 anos, estar entre 18 e 22 semanas, gestação única, sem cirurgias uterinas prévias e sem fatores de risco para parto pré-termo. Então, durante o exame ultrassonográfico abdominal era realizado a medição do segmento uterino das mulheres que aceitaram.

Foi construído uma curva ROC e realizado regressão logística para avaliar a associação da espessura do segmento uterino e o risco de parto pré-termo, que foi definido como o parto que ocorreu antes de 37 semanas.

Saiba mais: Risco de câncer de endométrio em mulheres assintomáticas baseado na espessura ultrassonográfica

Foram analisados dados de 500 participantes. Ocorreram 64 casos de parto pré-termo (12,8%) na amostra. As medidas do segmento uterino foram obtidas em todas amulheres, com uma média de 6,2 mm e percentil 10 de 4,5 mm.

A curva ROC não permitiu estabelecer um cut-off de qual valor de espessura para o segmento uterino seria considerado para predizer o risco de parto pré-termo, devido a uma baixa performance como preditor (área sob a curva 0,53).

As variáveis que foram possivelmente associadas a parto pré-termo foram idade materna avançada, paridade, índice de massa corporal elevado e espessura do segmento uterino. Após a regressão logística, apenas a espessura do segmento uterino a ultrassonografia menor que 4,5 mm mostrou-se estar associado a parto pré-termo (OR = 2,37 (IC 95% 1,05–5,32), p = 0,037).

Conclusão

Esse estudo contribui com informações para a prática médica, uma vez que associa uma medida ultrassonográfica relativamente simples e realizável em larga escala que pode nos predizer um desfecho obstétrico tão ruim que é o parto pré-termo. Entretanto, mais estudos são necessários para entender como essas informações podem e devem ser aplicadas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Yapan P, Wanitpongpan P, Sripang N. Association between lower uterine wall thickness measured at 18–22 weeks of gestation and risk of Preterm Birth: a prospective cohort study. BMC Pregnancy Childbirth. 2022;22(618). DOI: 10.1186/s12884-022-04902-w