Associação entre dieta e atividade física pré-natais, ganho de peso e o impacto na gestação

Publicou-se uma revisão e metanálise onde a intervenção foi aplicação de dieta e atividade física em mulheres com intenção de gravidez.

Vida agitada, sem tempo para refeições, fast foods, ganho de peso excessivo e estilo de vida pouco saudável tornaram a obesidade uma verdadeira epidemia. Até 2025 já se projeta que 25% das mulheres apresentarão obesidade no mundo. Nos EUA, a obesidade já compromete 25% das gestantes. O ganho de peso excessivo compromete o desenvolvimento da gravidez e seus desfechos negativos. Em um estudo bastante relevante, uma vez que a literatura ainda não tinha se debruçado dessa forma no tema, dia 20 dezembro de 2021 o JAMA publicou em sua versão online uma revisão sistemática e metanálise onde a intervenção foi aplicação de dieta e atividade física em mulheres com intenção de gravidez. De modo que elas pudessem começar a gestação de forma mais saudável possível.

Leia também: IMC e atividade física pré-gestação: existe aumento do risco de diabetes tipo 1 na prole?

Associação entre dieta e atividade física pré-natais e ganho de peso resultado na gestação

Metodologia

Foram selecionados inicialmente 7.500 estudos para análise inicial. Com a aplicação dos critérios de exclusão (artigos sem texto completo) restaram 117 estudos para compor a metanálise, com 34.546 mulheres.

Os estudos foram separados em:

  • Dieta estruturada exclusiva: 14 estudos
  • Atividade física estruturada exclusiva: 53 estudos
  • Dieta com atividade física estrutura dos: 19 estudos
  • Intervenções mistas: 31 estudos.

Saiba mais: Gravidez: aplicativo para smartphone pode ajudar a controlar peso, dieta e atividade física

Entre os desfechos estudados estiveram:

  • Primário: média de ganho de peso gestacional
  • Secundários:
    • Maternos: diabetes gestacional, síndromes hipertensivas na gestação, partos cesarianas e partos prematuros;
    • Neonatais: fetos grandes ou pequenos para idade gestacional, admissão em unidades de cuidados intensivos, morte fetal (incluindo mortes intraútero ou neonatais).

O ganho de peso gestacional excessivo é comum e está associado a aumento de desfechos maternos e neonatais adversos. Neste estudo, os autores encontraram nível 1 de evidência em 117 estudos , que envolveram 34.446 mulheres, durante mais de 30 anos de pesquisa e ao redor dos 5 continentes.

Essa revisão sistemática e metanálise constatou que a dieta antenatal estruturada e as intervenções no estilo de vida baseadas na atividade física foram associadas à redução do ganho de peso excessivo na gravidez subsequente e aos benefícios maternos e neonatais. Intervenções com uma dieta estruturada pareciam ter maiores implicações no controle do ganho de peso do que a atividade física apenas ou intervenções mistas.

Referências bibliográficas:

  • Teede HJ, et al. Association of Antenatal Diet and Physical Activity–Based Interventions With Gestational Weight Gain and Pregnancy Outcomes: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. Published online December 20, 2021. doi:10.1001/jamainternmed.2021.6373.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.