Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

As repercussões sobre o tratamento da endometriose sobre a aceleração da menopausa ainda não tinham sido estudadas.

O advento da menopausa mais cedo que o esperado traz eventos indesejáveis, antes tardios, para a vida da mulher. O período reprodutivo se encerra, doenças cardiovasculares aumentam sua prevalência e a mortalidade ronda a vinda da mulher na menopausa. Algumas patologias com tratamento cirúrgico como a presença de endometriomas podem ser fator de prejuízo da reserva ovariana durante sua terapêutica. As repercussões sobre o tratamento da endometriose sobre a aceleração do climatério ainda não tinham sido estudadas.

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada por presença de tecido endometrial fora da cavidade endometrial original. Essa doença acomete em torno de 10% das mulheres no mundo e é causa de infertilidade, dor pélvica crônica e existiam dúvidas se sua presença poderia estar associada a menopausa precoce antes dos 45 anos de idade. De forma particular a forma de endometrioma da endometriose parece prejudicar a reserva ovariana acometendo folículos neste sítio.

Um estudo de coorte em enfermeiras realizado no período de 1989 a 2015 publicado no JAMA de janeiro de 2022 fez um levantamento para estudar essa possível associação.

Leia também: O efeito da amamentação na endometriose

Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

Metodologia

A coorte formada por 106.633 mulheres com média etária de 34,8 anos idade (25 a 42 anos) foi submetida a questionários bienais para avaliar presença/ausência de ciclos menstruais no período entre os questionários. Eram questionadas sobre confirmação diagnóstica da endometriose por laparoscopia e outros tratamentos a que foram submetidas. O seguimento da coorte foi superior a 90% sendo excluídas do seguimento aquelas que entravam na menopausa natural, alcançavam 45 anos, eram submetidas a histerectomia, ooforectomia, diagnóstico de câncer, óbito, perda de seguimento, ou término do acompanhamento em maio de 2017, o que ocorresse primeiro.

Ouça mais: Climatério e menopausa: critérios diagnósticos e tratamento [podcast]

Os achados demonstraram com bom poder estatístico que a endometriose pode acelerar a menopausa natural principalmente entre nulíparas. As pacientes que não fizeram uso de contraceptivo hormonal para controle da endometriose tiveram o dobro de chance de menopausa natural precoce (até os 45 anos de idade). Outro achado relevante de menção foi entre as pacientes com endometriose e IMC acima de 25 tendo 60% de chance maior de menopausa precoce natural até os 45 anos.

Mensagem final

Conclui-se então que a endometriose pode ser um importante fator de risco para menopausa natural precoce, e mulheres com endometriose, particularmente aquelas que são nulíparas e nunca usaram COs, podem estar em maior risco de de sua vida reprodutiva.

Referências bibliográficas:

  • Kulkarni MT, et al. Association Between Laparoscopically Confirmed Endometriosis and Risk of Early Natural Menopause. JAMA Netw Open. 2022;5(1):e2144391. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.44391.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.