Ginecologia e Obstetrícia

Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

Tempo de leitura: 2 min.

O advento da menopausa mais cedo que o esperado traz eventos indesejáveis, antes tardios, para a vida da mulher. O período reprodutivo se encerra, doenças cardiovasculares aumentam sua prevalência e a mortalidade ronda a vinda da mulher na menopausa. Algumas patologias com tratamento cirúrgico como a presença de endometriomas podem ser fator de prejuízo da reserva ovariana durante sua terapêutica. As repercussões sobre o tratamento da endometriose sobre a aceleração do climatério ainda não tinham sido estudadas.

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada por presença de tecido endometrial fora da cavidade endometrial original. Essa doença acomete em torno de 10% das mulheres no mundo e é causa de infertilidade, dor pélvica crônica e existiam dúvidas se sua presença poderia estar associada a menopausa precoce antes dos 45 anos de idade. De forma particular a forma de endometrioma da endometriose parece prejudicar a reserva ovariana acometendo folículos neste sítio.

Um estudo de coorte em enfermeiras realizado no período de 1989 a 2015 publicado no JAMA de janeiro de 2022 fez um levantamento para estudar essa possível associação.

Leia também: O efeito da amamentação na endometriose

Metodologia

A coorte formada por 106.633 mulheres com média etária de 34,8 anos idade (25 a 42 anos) foi submetida a questionários bienais para avaliar presença/ausência de ciclos menstruais no período entre os questionários. Eram questionadas sobre confirmação diagnóstica da endometriose por laparoscopia e outros tratamentos a que foram submetidas. O seguimento da coorte foi superior a 90% sendo excluídas do seguimento aquelas que entravam na menopausa natural, alcançavam 45 anos, eram submetidas a histerectomia, ooforectomia, diagnóstico de câncer, óbito, perda de seguimento, ou término do acompanhamento em maio de 2017, o que ocorresse primeiro.

Ouça mais: Climatério e menopausa: critérios diagnósticos e tratamento [podcast]

Os achados demonstraram com bom poder estatístico que a endometriose pode acelerar a menopausa natural principalmente entre nulíparas. As pacientes que não fizeram uso de contraceptivo hormonal para controle da endometriose tiveram o dobro de chance de menopausa natural precoce (até os 45 anos de idade). Outro achado relevante de menção foi entre as pacientes com endometriose e IMC acima de 25 tendo 60% de chance maior de menopausa precoce natural até os 45 anos.

Mensagem final

Conclui-se então que a endometriose pode ser um importante fator de risco para menopausa natural precoce, e mulheres com endometriose, particularmente aquelas que são nulíparas e nunca usaram COs, podem estar em maior risco de de sua vida reprodutiva.

Referências bibliográficas:

  • Kulkarni MT, et al. Association Between Laparoscopically Confirmed Endometriosis and Risk of Early Natural Menopause. JAMA Netw Open. 2022;5(1):e2144391. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.44391.
Compartilhar
Publicado por
João Marcelo Martins Coluna

Posts recentes

Diazepam intrarretal após cirurgias de reconstrução pélvica

Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…

17 horas atrás

Governo Federal sanciona lei que cria bula digital e muda sistema de rastrear medicamentos

O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…

2 dias atrás

Modelo de reconhecimento de caligrafia para detectar doença de Parkinson é desenvolvido por adolescentes americanos

Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…

3 dias atrás

Highlights do ATS 2022 [podcast]

Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…

3 dias atrás

PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]

Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!

3 dias atrás

Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.

3 dias atrás