Associação Médica Brasileira divulga carta aberta pedindo vacinas, isolamento e combate às fake news

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou uma carta aberta pedindo vacinas, isolamento e uso de máscaras para a Covid-19.

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou uma carta aberta pedindo vacinas, isolamento e uso de máscaras para combater a pandemia da Covid-19. O documento, assinado por todas as 54 associações e sociedades de especialidades médicas brasileiras, também condena informações falsas e desencontradas.

“Desmentir fake news e reforçar a relevância das regras de prevenção devem ser tarefas diárias. Assim também salvamos vidas”, diz um dos trechos do texto.

Os médicos alertam que “a solução para a pandemia não está nas mãos de mais de meio milhão de médicos do Brasil. Será resultado das atitudes responsáveis e solidárias de cada um dos cidadãos do país e das autoridades públicas responsáveis por implantar as medidas efetivas que se fazem necessárias para mitigar a enorme dor e sofrimento da população brasileira”.

Leia também: Nova recomendação do ACOG sobre as vacinas contra Covid-19 em gestantes

médicos da associação médica brasileira

Os médicos reforçam medidas de combate à pandemia

Segundo a carta divulgada pela AMB, a vacinação em massa, para todas as pessoas, é a medida ideal para controlar a velocidade de propagação do vírus. “Entretanto, é impossível afirmar, nesse instante, em que momento isso ocorrerá”, diz outro trecho do documento.

“A conscientização e a atitude cidadã devem prevalecer sobre quaisquer outros aspectos e as regras preventivas seguidas à risca: o uso correto de máscara, o distanciamento social, evitar aglomerações, manter o ambiente bem ventilado e higienizando, ficar em isolamento respiratório assim que houver suspeita de Covid-19 e higienizar frequentemente as mãos, com água e sabão ou álcool gel a 70%”, pontuam os autores.

Vacinas já

Os médicos pedem que a população se una em torno das vacinas e destacam a necessidade de previsões exatas sobre a chegada das doses.

“Vacinas já. Essa é a ideia que deve unir e reunir todos os brasileiros, em um só coro, de mãos dadas. Juntos, precisamos trabalhar urgentemente pela revisão de caminhos e prioridades. Precisamos de certezas”, afirmam.

“Não podemos viver de estimativas que não encontrem respaldo na realidade. Precisamos saber exatamente quantas doses de vacinas teremos e quando efetivamente elas serão disponibilizadas para a população. Um vai e vem de informações desencontradas, uma dança de números de eventuais lotes de vacinas que deverão chegar e depois não chegam só leva ao descrédito das autoridades de saúde e a desalento na população. Soluções concretas, e não promessas vazias, é o que precisamos. E já”, escrevem os especialistas.

Criação de Comitê

Na carta ainda foi anunciada a criação de um comitê para monitoramento da Covid-19, que terá “um núcleo executivo formado por médicos com legítima autoridade no campo da prevenção e da atenção aos pacientes acometidos pela doença”.

O objetivo central deste comitê será monitorar a pandemia e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, consolidar informações e transmitir orientações de conduta aos cidadãos e médicos.

Veja mais: Mulheres lideram pesquisas sobre vacinas contra Covid-19

“Destacamos, por fim, que o momento torna necessárias comunicações recorrentes com esclarecimentos e orientações à saúde, por mais simples que pareçam. São elas: a vacina, o combate às fake news e a conscientização individual e coletiva para as medidas gerais de prevenção”, termina o documento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.