Atenção para miastenia gravis materna pós-parto!

Pacientes diagnosticadas com miastenia gravis na gravidez ou no período pós-parto têm sintomas de 30% a 40% mais graves. No entanto, há dados conflitantes sobre o período quando o risco de piora é maior. Para entender mais sobre o início da miastenia gravis (MG) durante a gravidez e o período pós-parto (definido como até 6 …

Pacientes diagnosticadas com miastenia gravis na gravidez ou no período pós-parto têm sintomas de 30% a 40% mais graves. No entanto, há dados conflitantes sobre o período quando o risco de piora é maior.

Para entender mais sobre o início da miastenia gravis (MG) durante a gravidez e o período pós-parto (definido como até 6 meses após o parto), pesquisadores projetaram um estudo de caso-controle com dados da população da Noruega e Holanda.

Um total de 246 mulheres com miastenia gravis, com idade de início entre 15 e 45 anos, e 1.038 indivíduos saudáveis (grupo de controle) foram incluídos. Os pesquisadores coletaram informações sobre gravidez, fatores hormonais e sintomas clínicos e calcularam os riscos relativos para o início da doença antes, durante e após a gestação.

Veja também: ‘Deve-se fazer timectomia na miastenia gravis?’

Entre as mulheres com MG, 13 (11,5%) das holandesas e 24 (18,0%) das norueguesas tiveram seus primeiros sintomas durante a gravidez ou o período pós-parto. O período pós-parto foi significativamente associado ao início dos sintomas em norueguesas ([RR] = 5,5, [IC] = 95%, 2,6-11,6). O risco foi maior após o primeiro parto.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram o período pós-parto é de alto risco para início dos sintomas clínicos de miastenia gravis, principalmente após o primeiro parto.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Increased risk for clinical onset of myasthenia gravis during the postpartum period. Boldingh M Maniaol A Brunborg C Weedon-Fekjær H Verschuuren J et. al.Published online before print October 21, 2016, doi: http:/ / dx. doi. org/ 10. 1212/ WNL. 0000000000003339. Neurology. November 15, 2016 vol. 87 no. 20 2139-2145

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.