Atividade física protege da ansiedade, indica estudo

Estudos indicam que a prática regular de atividade física pode diminuir o risco de ansiedade. Entretando, são necessários mais estudos na área.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estudos indicam que a prática regular de atividade física pode diminuir o risco de ansiedade. O objetivo dos cientistas foi examinar a relação prospectiva entre atividade física e a ansiedade e explorar possíveis fatores associados.

Metodologia

Pesquisas foram realizadas em grandes bases de dados para estudos prospectivos (pelo menos um ano de seguimento) que calcularam a razão de chances (OR) de ansiedade incidente em pessoas com alto nível de atividade física contra indivíduos com baixo nível de atividade física. A qualidade metodológica foi avaliada usando a Escala de Newcastle-Ottawa (NOS). Uma meta-análise de efeitos aleatórios foi conduzida e a heterogeneidade foi explorada usando subgrupo e análise de meta-regressão.

Resultados

Em 14 coortes de 13 estudos prospectivos exclusivos ( N = 75.831, mediana do sexo masculino = 50.1%) seguido por 357.424 pessoas-ano, pessoas com maior prática de atividade física tinham chances reduzidas de desenvolver ansiedade (odds ratio [OR] = 0,74; 95% de confiança [ IC 95%] = 0,62, 0,88, OR bruto = 0,80, IC 95% = 0,69, 0,92). Mais atividade física autorrelatada foi protetora contra o surgimento de agorafobia (OR = 0,42; 95% IC = 0,18, 0,98) e transtorno de estresse pós-traumático (OR = 0,57; 95% CI = 0,39, 0,85). 

Os efeitos protetores da ansiedade foram evidentes na Ásia (OR = 0,31; IC 95% = 0,10, 0,96) e na Europa (OR = 0,82; IC95% = 0,69, 0,97); para crianças / adolescentes (OR = 0,52; IC95% = 0,29, 0,90) e adultos AOR = 0,81; IC95% = 0,69, 0,95). Os resultados permaneceram robustos ao ajustar os fatores de confusão. A qualidade geral do estudo foi de moderada a alta (média de NOS = 6,7 de 9).

Conclusão

Evidências corroboram a noção de que a atividade física autorrelatada pode conferir proteção contra o surgimento de ansiedade, independentemente dos fatores demográficos. Em particular, níveis mais elevados de atividades físicas protegem contra a agorafobia e o distúrbio pós-traumático.

Benefícios dos exercícios físicos

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde estão bem estabelecidos na literatura médica. Sabe-se que a redução da aptidão física geral resulta em complicações na realização de tarefas cotidianas relacionadas à vida profissional e à prática de atividades físicas e de lazer, aumentando as chances que do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Também está associada a transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e a depressão.

A relação entre os efeitos benéficos do exercício físico e os transtornos do humor é apontada em diversos estudos que abordam os benefícios psicológicos da prática regular de atividades físicas. 

Entretanto, é necessária a realização de mais estudos com o objetivo de investigar os efeitos e mecanismos pelos quais o exercício físico pode promover essa melhora psicológica e fisiológica nos transtornos de ansiedade.

Comprova-se a existência de estudos que foram realizados considerando os estados de ansiedade utilizando diferentes metodologias e com grande diversidade de variáveis. Principalmente com relação aos sujeitos do estudo, tais como indivíduos jovens, universitários ou atletas que, logicamente, podem ser considerados pré-condicionados, fato que limita a validade das conclusões para populações diferenciadas.

Atualmente, é possível observar que esta tendência vem se estreitando e o número de estudos envolvendo pacientes com transtornos de ansiedade está aumentando.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades