Atropina retarda o início da miopia?

A miopia geralmente ocorre durante os primeiros anos do ensino fundamental. O início precoce está associado a uma progressão mais rápidae a um maior grau final.

A pré-miopia  é um estado refrativo de um olho de ≤ +0,75 D e > -0,50 D em crianças em que uma combinação de refração basal, idade e outros fatores de risco quantificáveis fornecem uma probabilidade suficiente de desenvolvimento futuro de miopia para merecer medidas preventivas e/ou intervenções.

Além disso, a refração e o comprimento axial (AL) mudam mais rapidamente em crianças pré-miópicas, e sua taxa de mudança diminui gradualmente após o desenvolvimento da miopia. Portanto, medidas eficazes devem ser tomadas para diminuir a taxa de mudança de refração e AL em crianças pré-miópicas para que o o estado refrativo permaneça na pré-miopia pelo maior tempo possível.

Assim a idade de início da miopia é adiada e a incidência de miopia e alta miopia é efetivamente reduzida. Atualmente, existem muitos estudos sobre como controlar a progressão da miopia em crianças míopes e poucos estudos investigaram como prevenir o aparecimento de miopia em crianças pré-miópicas. Estudos têm demonstrado que o aumento do tempo de exposição ao ar livre, a redução do tempo de trabalho próximo e a administração de baixas doses de atropina podem retardar o início da miopia.

Leia também: Existe benefício em combinar tratamento com lentes DIMS e atropina para miopia?

No entanto, apenas um estudo randomizado não mascarado na Índia (0,01% de atropina) e um estudo retrospectivo em Taiwan (0,025% de atropina) mostraram que doses baixas de atropina poderiam prevenir a mudança de miopia em crianças pré-miópicas. Não estão disponíveis dados de ensaios clínicos randomizados duplamente mascarados. Assim, o método de prevenir o início da miopia com atropina a 0,01% não foi extensivamente avaliado no momento, especialmente entre crianças na China continental.

Além disso, um desenho cruzado tem sido amplamente utilizado em ensaios clínicos, incluindo estudos de controle de miopia. Esse método, no qual os participantes servem como seu controle, remove estatisticamente a variabilidade entre sujeitos nos fatores genéticos e ambientais em casos de testes de controle de miopia e, portanto, fornece um maior poder estatístico (ou requer uma amostra de menor tamanho) do que um projeto de grupo paralelo.

Atropina retarda o início da miopia

Análise recente

Outra vantagem de usar um design crossover foi que todos os participantes tiveram a oportunidade de usar colírios de atropina 0,01%. Um estudo prospectivo, randomizado, duplo-mascarado, controlado por placebo na China continental central, publicado no Jornal de Pediatria Europeu em 2023 tentou comprovar a eficácia da atropina 0.01% em prevenir a evolução para miopia.

O modelo, após ajuste para idade e equivalente esférico basal, mostrou diferença estatisticamente significativa no alteração no SER e AL do grupo de atropina 0,01% em comparação com o grupo placebo (FSER = 5,30, p = 0,02; FAL=18,27, p < 0,001), com diferença média de SER e AL de 0,20 D e 0,11 mm no período 1 e 0,17 D e 0,10 mm no período 2, o efeito do período não foi estatisticamente significativo (todos p > 0,05), indicando que a ordem dos períodos de uso de atropina 0,01% não afetou sua eficácia.

Leia mais: Controle de miopia a longo prazo em crianças que usam óculos com tecnologia DIMS

O modelo, após ajuste para idade e SER basal, mostrou que a proporção de início de miopia (F = 8,50, p = 0,004) e deslocamento miópico rápido (F = 6,81, p = 0,009) foram significativamente menores no grupo de atropina 0,01% do que no grupo placebo, com a proporção de início de miopia de 12% vs 36% e 12,5% vs 40,9% nos períodos 1 e 2, respectivamente, e os resultados correspondentes de mudança miópica rápida de 40% contra 72%.

Nos grupos atropina 0,01% e placebo, cinco (16,6%) e duas (7,8%) crianças no período 1 (p = 0,45), e quatro (16,0%) e duas (8,0%) crianças no período 2 (p = 0,66) eram fotofóbicas sob luz solar intensa. A fotofobia foi resolvida com o uso de chapéus de sol ou óculos escuros durante atividades ao ar livre e desapareceu em todas as crianças, exceto uma no grupo de atropina 0,01% no período 2 (desapareceu após a descontinuação de 0,01% atropina por 4 dias).

Nenhum borrão de visão para perto ou outros sintomas desconfortáveis foram observados em nenhum dos grupos. Dezesseis crianças usaram óculos unifocais durante as aulas, incluindo nove crianças no período 1 (dois e sete no grupo de atropina 0,01% e placebo, respectivamente) e três e quatro crianças nos dois grupos correspondentes no período 2. No grupo de atropina 0,01%, dois participantes tiveram dor de cabeça leve e um sujeito teve gripe. No grupo placebo, houve um caso de gastroenterite e gripe.

Achados

Usando um desenho de estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e cruzado, este estudo clínico demonstrou que a administração de colírio de atropina a 0,01% uma vez por noite poderia prevenir a miopia mudança e alongamento axial, e reduzir a proporção de início de miopia e rápida mudança miópica em pré-miópicos

No presente estudo, para crianças pré-miópicas após uso de atropina 0,01% nos primeiros 6 meses, o controle as taxas de progressão SER e alongamento AL foram de aproximadamente 58,8% e 39,3%, respectivamente.

O efeito da atropina a 0,01% foi melhor em crianças pré-miópicas do que naqueles com miopia. As diferentes eficácias da atropina a 0,01% em crianças pré-miópicas ou míopes pode estar relacionado às diferentes taxas de mudança de SER e AL ao longo do tempo nos dois diferentes status.

Dentro dos limites de apenas dois períodos consecutivos de observação de 6 meses, o colírio de atropina a 0,01% preveniu efetivamente o desvio miópico, o alongamento axial e o início da miopia em crianças pré-miópicas.

Leia ainda: Miopia: o que o oftalmologista precisa saber

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Wang W, Zhang F, Yu S, Ma N, Huang C, Wang M, Wei L, Zhang J, Fu A. Prevention of myopia shift and myopia onset using 0.01% atropine in premyopic children - a prospective, randomized, double-masked, and crossover trial. Eur. J. Pediatr. 2023 Jun;182(6):2597-2606. DOI: 10.1007/s00431-023-04921-5