ATS 2021: abordagem de nódulos e massas pulmonares – práticas atuais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O congresso de pneumologia e terapia intensiva da American Thoracic Society (ATS 2021) começou e um dos principais assuntos discutidos foi o câncer de pulmão.

No último ano, devido à pandemia, muitos pacientes foram submetidos à tomografia de tórax como avaliação inicial da Covid-19. Nesse contexto, nódulos e massa pulmonares foram encontrados incidentalmente. Na palestra, a Dra. Van Kim Holden, da universidade de Maryland, discorre sobre os protocolos atuais de abordagem desses achados incidentais.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Nódulos pulmonares

Cerca de 1,5 milhões de nódulos são identificados nos Estados Unidos, anualmente, e o acesso à tomografia, principalmente, no contexto da pandemia, aumentou a incidência desses achados.

Diante de nódulo pulmonar sólido único incidental, devemos utilizar o atual protocolo da Sociedade Fleischner.

Adaptado de MacMahon H, et al. Radiology. 2017;284(1):228-43 | Legenda: TC = Tomografia Computadorizada

Nos pacientes com múltiplos nódulos sólidos maiores que 6mm recomenda-se a realização de nova tomografia de controle em três a seis meses.

Nos casos de nódulos semissólidos, deve-se considerar o valor de corte de 6mm. Acima de 6mm, divide-se de acordo com a densidade. Se vidro fosco, deve-se acompanhar com uma nova tomografia em 6 a 12 meses. Se persistir, repetir em 2 anos, até completar cinco anos de estabilidade. Por outro lado, se houver componente sólido, esse deve ser acompanhado mais de perto, com nova tomografia em três a seis meses. Se a porção sólida permanecer estável e menor que 6mm, deve-se realizar TC anual por cinco anos.

Nos pacientes com múltiplos nódulos semissólidos, deve-se repetir a TC em três a seis meses e o acompanhamento deve seguir de acordo com a evolução da parte sólida.

Para calcular o risco de malignidade, utiliza-se a calculadora de risco da Mayo Clinic, a qual leva em consideração os seguintes parâmetros: idade, história de tabagismo, história de câncer extratorácico há mais de cinco anos, diâmetro do nódulo, presença de borda espiculada e localização nos lobos superiores.

Rastreio de câncer de pulmão

É importante frisar que a abordagem do nódulo incidental é diferente do nódulo encontrado em pacientes submetidos ao rastreio de câncer de pulmão. A palestra realizada pela Dra. Janelle Baptiste trouxe a atualização em rastreio de câncer de pulmão em 2021. A partir dos estudos NSLT e NELSON, o rastreio anual com tomografia de baixa resolução tornou-se uma recomendação com nível B de evidência para os pacientes entre 50 e 80 anos, com carga tabágica de pelo menos 20 maços.ano e com menos de 15 anos de cessação do tabagismo.

A partir das tomografias anuais, se for encontrado uma lesão, essa deve ser classificada de acordo com as recomendações da sociedade americana de radiologia, conhecido por LUNG-RADS®.

As categorias 1 e 2, são nódulos com aspecto benigno, frente aos quais deve-se manter a conduta de rastreio anual.

A partir da categoria 3, deve-se avaliar de acordo com tamanho, porção sólida e velocidade de crescimento, devendo-se realizar uma nova tomografia em três a seis meses ou considerar um PET-SCAN nos casos com nódulos com componente sólido maior que 8 mm.

O rastreio anual e o acompanhamento a partir do LUNG-RADS reduziu a mortalidade do câncer de pulmão em 20% nos pacientes acompanhados pelos estudos, mostrando um importante impacto nessa neoplasia, a qual é a segunda mais prevalente e a primeira em mortalidade.

É fundamental que a decisão de rastreio anual seja sempre compartilhada com o paciente, visto envolver exposição a radiação anualmente, além de impor provável procedimento em caso de detecção de nódulo suspeito. Essa decisão deve ser considerada, principalmente, no contexto pandêmico, visto o risco de contaminação pela Covid-19. A pandemia impactou os serviços de saúde e trouxe atraso no acesso aos serviços de rastreio.

Por outro lado, contribuiu para achados incidentais, visto o elevado número de tomografias de tórax realizadas, principalmente em locais onde o rastreio anual ainda não é implementado, como o Brasil.

Mensagens práticas

  1. Abordagem do nódulo incidental leva em consideração os aspectos radiológicos e o risco de neoplasia de pulmão do paciente.
  2. Pacientes, entre 50 e 80 anos, tabagistas com CT > 20 maços.ano e ex-tabagistas há menos de 15 anos, devem ser submetidos a rastreio anual de câncer de pulmão com TC de tórax de baixa resolução.
  3. Durante a pandemia, a escolha de manter o rastreio deve ser compartilhada entre médico e paciente, levando em consideração o risco de contaminação pela Covid-19 e o risco de neoplasia pulmonar.

Estamos acompanhando o congresso da ATS 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Autora:

Referência bibliográfica:

  • Adult clinical core curriculum: pulmonary. Presented by Dra. Van Kim Holden at American Thoracic Society – ATS 2021 International Conference. https://conference.thoracic.org/
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar