ATS 2022: nova diretriz para manejo farmacológico da DPOC

Durante o ATS 2022 foi publicada uma nova diretriz para o manejo farmacológico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Durante a realização do congresso da American Thoracic Society (ATS 2022) foi publicada uma nova diretriz para o manejo farmacológico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é baseada em seis perguntas PICO. Confira abaixo!

médico indicando remedio para DPOC

Manejo farmacológico da DPOC

  1. Em pacientes com DPOC que apresentam dispneia ou intolerância ao exercício, a combinação LABA/LAMA é mais efetiva e segura do que a monoterapia com LABA ou LAMA?

Recomendação: nesse pacientes ainda sintomáticos, a associação LABA/LAMA parece ser superior à monoterapia (recomendação forte).

  1. Em pacientes com DPOC que apresentam dispneia ou intolerância ao exercício com a combinação LABA/LAMA, a terapia com LABA/LAMA/CI é mais efetiva e segura do que a monoterapia com LABA/LAMA?

Recomendação: sim, é sugerida naqueles pacientes com história de uma ou mais exacerbações no último ano com necessidade de antibióticos ou internação (recomendação condicional).

  1. Em pacientes com terapia tripla, o corticoide inalatório deve ser suspenso?

Recomendação: sim, caso ele não tenha tido exacerbações no último ano (recomendação condicional).

  1. Em pacientes com DPOC e eosinofilia, o tratamento com broncodilatador de longa ação deve incluir corticoide inalatório?

Recomendação: não é feita recomendação a favor ou contra a associação de corticoide inalatório à terapia broncodilatadora, exceto naqueles pacientes exacerbadores (recomendação condicional).

  1. Em pacientes com DPOC que possuem histórico de exacerbações frequentes e graves, o uso de corticoide oral de manutenção é recomendado?

Recomendação: contra (recomendação condicional).

  1. Em pacientes com DPOC sintomáticos e refratários ao tratamento otimizado, a terapia com opioides é efetiva e segura?

Recomendação: a utilização de opioides nesses casos é sugerida, com decisão compartilhada com o paciente (recomendação condicional).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.