Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: paciente com exacerbação de asma [vídeo]
Exposição a aves e regiões rurais pode proteger crianças contra asma
Cerca de 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com asma foram realizados no SUS ano passado
ATS 2022: Segurança do itepekimab no tratamento da asma
Whitebook: qual a apresentação clínica da asma?

ATS 2022: uso de albuterol-budesonida combinado como terapia de resgate na asma

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A asma é uma doença crônica e inflamatória das vias aéreas. À medida que os sintomas da asma pioram, os pacientes geralmente dependem da terapia de resgate com β2-agonista de curta ação (SABA), que não tratam o agravamento da inflamação, o que deixa os pacientes em risco de exacerbações graves da asma.

O uso de uma combinação de dose fixa de albuterol e budesonida, em comparação com albuterol sozinho, como medicação de resgate pode reduzir o risco de exacerbação grave da asma, baseada em estudos prévios envolvendo a combinação formoterol e budesonida. No congresso da American Thoracic Society (ATS 2022), em San Francisco, o professor Alberto Papi, apresentou os resultados de seu estudo publicado no NEJM durante o evento.

terapia para asma

Terapia para asma

Foi um estudo multicêntrico, fase 3, duplo-cego, randomizado e orientado a eventos para avaliar a eficácia e segurança do albuterol-budesonida, em comparação com o albuterol sozinho, como medicação de resgate em pacientes com asma moderada a grave não controlada que foram recebendo terapias de manutenção contendo glicocorticoides inalatórios, que foram continuadas durante todo o estudo.

Adultos e adolescentes (≥12 anos de idade) foram aleatoriamente designados para um dos três grupos de estudo: uma combinação de dose fixa de 180 μg de albuterol e 160 μg de budesonida, uma combinação de dose fixa de 180 μg de albuterol e 80 μg de budesonida, ou 180 μg de albuterol. O desfecho primário de eficácia foi o primeiro evento de exacerbação grave da asma em uma análise de tempo até o evento, que foi realizada na população com intenção de tratar.

Resultados

Um total de 3.132 pacientes foram randomizados, dos quais 97% tinham 12 anos ou mais. O risco de exacerbação grave da asma foi significativamente menor, em 26%, no grupo de combinação de dose mais alta do que no grupo de albuterol sozinho (taxa de risco, 0,74; intervalo de confiança de 95% [IC], 0,62 a 0,89; P = 0,001). A incidência de eventos adversos foi semelhante nos três grupos de estudo.

O estudo compreende o conceito de terapia de manutenção e resgate no mesmo dispositivo, evitando o uso isolado do SABA, sabidamente deletério e com aumento do risco de exacerbação grave da doença quanto maior seu uso. A partir dos resultados apresentados, novos caminhos se abrem para novas drogas atuando no controle e redução das exacerbações da doença.

Mensagens práticas

  • No Brasil, a forma similiar ao albuterol é o salbutamol e pode ser utilizada como alternativa ao tratamento.
  • O uso isolado de SABA é proscrito na asma, devendo sempre ser acompanhado com a manutenção de algum corticoide inalatório. Mesmo pacientes com asma leve podem ter exacerbações graves a depender da quantidade de doses de SABA utilizadas no seguimento.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Papi A, et al. Albuterol–Budesonide Fixed-Dose Combination Rescue Inhaler for Asthma. New England Journal of Medicine. May 15, 2022. DOI: 10.1056/NEJMoa2203163
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.