ATS 2022: uso de albuterol-budesonida combinado como terapia de resgate na asma

Um novo estudo, apresentado e publicado no ATS 2022, avaliou o uso de uma combinação de albuterol e budesonida em comparação com albuterol.

A asma é uma doença crônica e inflamatória das vias aéreas. À medida que os sintomas da asma pioram, os pacientes geralmente dependem da terapia de resgate com β2-agonista de curta ação (SABA), que não tratam o agravamento da inflamação, o que deixa os pacientes em risco de exacerbações graves da asma.

O uso de uma combinação de dose fixa de albuterol e budesonida, em comparação com albuterol sozinho, como medicação de resgate pode reduzir o risco de exacerbação grave da asma, baseada em estudos prévios envolvendo a combinação formoterol e budesonida. No congresso da American Thoracic Society (ATS 2022), em San Francisco, o professor Alberto Papi, apresentou os resultados de seu estudo publicado no NEJM durante o evento.

terapia para asma

Terapia para asma

Foi um estudo multicêntrico, fase 3, duplo-cego, randomizado e orientado a eventos para avaliar a eficácia e segurança do albuterol-budesonida, em comparação com o albuterol sozinho, como medicação de resgate em pacientes com asma moderada a grave não controlada que foram recebendo terapias de manutenção contendo glicocorticoides inalatórios, que foram continuadas durante todo o estudo.

Adultos e adolescentes (≥12 anos de idade) foram aleatoriamente designados para um dos três grupos de estudo: uma combinação de dose fixa de 180 μg de albuterol e 160 μg de budesonida, uma combinação de dose fixa de 180 μg de albuterol e 80 μg de budesonida, ou 180 μg de albuterol. O desfecho primário de eficácia foi o primeiro evento de exacerbação grave da asma em uma análise de tempo até o evento, que foi realizada na população com intenção de tratar.

Resultados

Um total de 3.132 pacientes foram randomizados, dos quais 97% tinham 12 anos ou mais. O risco de exacerbação grave da asma foi significativamente menor, em 26%, no grupo de combinação de dose mais alta do que no grupo de albuterol sozinho (taxa de risco, 0,74; intervalo de confiança de 95% [IC], 0,62 a 0,89; P = 0,001). A incidência de eventos adversos foi semelhante nos três grupos de estudo.

O estudo compreende o conceito de terapia de manutenção e resgate no mesmo dispositivo, evitando o uso isolado do SABA, sabidamente deletério e com aumento do risco de exacerbação grave da doença quanto maior seu uso. A partir dos resultados apresentados, novos caminhos se abrem para novas drogas atuando no controle e redução das exacerbações da doença.

Mensagens práticas

  • No Brasil, a forma similiar ao albuterol é o salbutamol e pode ser utilizada como alternativa ao tratamento.
  • O uso isolado de SABA é proscrito na asma, devendo sempre ser acompanhado com a manutenção de algum corticoide inalatório. Mesmo pacientes com asma leve podem ter exacerbações graves a depender da quantidade de doses de SABA utilizadas no seguimento.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Papi A, et al. Albuterol–Budesonide Fixed-Dose Combination Rescue Inhaler for Asthma. New England Journal of Medicine. May 15, 2022. DOI: 10.1056/NEJMoa2203163