Atuação dos Enfermeiros nas Práticas Integrativas de Saúde

O SUS disponibiliza para usuários em todo Brasil, de maneira gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) institucionalizou um conjunto de práticas de saúde com cuidado centrado na pessoa. Tal política incorpora o uso de tecnologias leves em saúde empregando recursos terapêuticos com facilidade econômica e efetividade clínica. A implantação das PICS no SUS converge com as diversas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em fomentar a integração das Medicinas Tradicionais, garantindo a aplicabilidade da clínica ampliada no processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano. O crescimento da população, o aumento da expectativa de vida, a multiplicação de técnicas, disciplinas e novas especialidades de cuidado em saúde, provocam a modificação do ideal tradicionalista de cuidado em saúde. As PICS vem na contramão de práticas tradicionalistas do ocidentes e agregam informações de práticas de saúde milenares e que são utilizadas em diversos locais do mundo.

Leia também: O cuidado da saúde mental das pessoas ostomizadas

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza para usuários em todo Brasil, de maneira gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O principal local de produção das práticas são os cenários da atenção primária em saúde.

Atuação dos Enfermeiros nas Práticas Integrativas de Saúde

Vamos conhecer quais sãos essas práticas?

PICS Resumo
 APITERAPIA Consiste em usar produtos derivados de abelhas como: apitoxinas, Mel, Pólen, Geleia Real, Própolis, com fins terapêuticos.
AROMATERAPIA Prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo.
ARTETERAPIA A arteterapia, utiliza da prática artística com o objetivo de trazer bem estar para as pessoas, permitindo o autoconhecimento.
 AYURVEDA O ayurveda – termo significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Utiliza de técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras, como método.
 BIODANÇA A biodança, também conhecida como biodanza ou psicodança, é uma prática integrativa que tem como objetivo promover a sensação de bem através da dança baseado em vivências.
BIOENERGÉTICA A bioenergética pode ser considerada uma forma de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos se relacionando com a vitalidade.
 CONSTELAÇÃO FAMILIAR A Constelação Familiar é uma terapia integrativa. A técnica estuda e busca dissolver os padrões comportamentais familiares através de gerações que alguma maneira, impedem o nosso desenvolvimento.
CROMOTERAPIA A cromoterapia, basicamente, é o uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais. Utilizada em ambientes e em roupas e em outros locais ou espaços.
 DANÇA CIRCULAR Danças circulares são danças coletivas que objetiva integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento.
 GEOTERAPIA A geoterapia consiste na aplicação de argila em locais doloridos ou congestos. É utilizada para tratar dores articulares, edemas e inflamações.
 HIPNOTERAPIA A hipnoterapia, chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas.
 HOMEOPATIA A Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.
 IMPOSIÇÃO DE MÃOS A Imposição de mãos é um ritual religioso que acompanha certas práticas religiosas, que pode ser realizada de diversas formas.
 ANTROPOSOFIA APLICADA Á SAÚDE A antroposofia aplicada à saúde é uma das formas de cuidado contempladas na PNPIC. Ela leva em conta não apenas a doença, mas o ser humano e sua relação consigo e com o mundo
ACUPUNTURA A acupuntura, uma modalidade usada no sistema maior de Medicina Tradicional Chinesa, utiliza agulhas para estimular pontos anatômicos ao longo dos meridianos.
 MEDITAÇÃO A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua atenção, alcançar um estado de clareza mental e emocional.
 MUSICOTERAPIA A musicoterapia é um tipo de tratamento que utiliza músicas na expressão das emoções e no alivio de sinais e sintomas.
 NATUROPATIA Naturopatia é pode ser considerada uma medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas compreendidas como naturais.
 OSTEOPATIA Considerado um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, objetivando o restabelecimento de um mal, sendo conhecido por  intervenção das mãos sobre os tecidos.
 OZONIOTERAPIA A ozonioterapia é uma terapia que consiste em administrar o ozônio (O3) no corpo,  ajudando a melhorar a oxigenação dos tecidos e aumentar a resposta do sistema imunológico.
 FITOTERAPIA Consiste no uso de plantas medicinais com fins terapêuticos. A realização segura desses atendimentos está ligado ao conhecimento prévio.
 QUIROPRAXIA A quiropraxia é uma profissão da área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e nos ossos através de um conjunto de técnicas de movimentação do corpo com o uso das mãos.
 REFLEXOTERAPIA Reflexologia ou zonaterapia é uma prática de terapêutica alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito noutra parte do corpo.
 REIKI Reiki significa energia vital universal, que é transferida do terapeuta ou mestre reikiano para o paciente pelas mãos, a fim de equilibrar corpo, mente e emoções.
 SHANTALA Shantala é uma massagem indiana baseada na prática observada onde mães massageando os seus bebês, num hábito cotidiano de cuidado e carinho. Os seus benefícios comprovados.
 TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA A TCI é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis.
 TERAPIA DE FLORAIS Esta terapia utiliza de compostos energéticos chamados essências florais. As essências são indicadas para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.
 TERMALISMO SOCIAL / CRENOTERAPIA Conhecida como termalismo, a crenoterapia consiste em um tratamento com água termal para prevenir e combater diversos problemas de saúde. Engloba um conjunto de rituais à base de produtos naturais.
 YOGA O yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar.

Enfermagem nas PICS

O enfermeiro é parte importante no cuidado em saúde frente as PICS, As práticas Integrativa e Complementares (PIC) devem realizadas pelo enfermeiro, na  Unidade Básica de Saúde principalmente, sendo a maior porta de entrada do atendimento onde acontece a oferta e procura de cuidados. “As práticas Integrativa e Complementares (PIC) devem ser bem exercidas pelo profissional enfermeiro principalmente em uma Unidade Básica de Saúde, sendo esta considerada a porta de entrada do atendimento onde a oferta e procura de cuidados é alarmante”¹. O enfermeiro é o profissional responsável por diversas dessas práticas integrativas. Sendo importante compreender que o enfermeiro tem formação que o possibilita enxergar o usuário como um todo de forma integral e holística. Dessa forma não avalia somente a doença mas consegue gerar diagnósticos e intervenções que são pautadas na condição do cliente.

Saiba mais: Qual é a importância do conhecimento de Libras por enfermeiros?

A possibilidade de analisar condição de saúde pode contribuir para que o profissional enfermeiro possa as terapias alternativas e complementares vem ganhando espaço por sua relação com o cuidado. O novo cenário das práticas integrativas se deságuam no cuidado que é o lócus de conhecimento da enfermagem. Assim, essa interação reflete-se em um campo de atuação mais abrangente para o enfermeiro que possui muitas possibilidade, dada sua formação. No entanto, o enfermeiro deve aprimorar seus conhecimentos nessa área de formação, construindo solidificação na área de trabalho. Para melhor compreensão das possibilidades que o enfermeiro possui na atuação profissional é importante estar atento a legislações ligados a profissão. Essas podem ser encontradas o texto, presente na referência bibliográfica denominado: práticas integrativas e complementares no âmbito da enfermagem: aspectos legais e panorama acadêmico assistencial³.

O enfermeiro pode e deve se capacitar para trabalhar com PICs e pode ainda explorar a grande área do empreendedorismo, tão cara para quem pensa em não ter um trabalho pelo regime das Leis trabalhista, e gostaria de escolher seu tempo de trabalho. A partir do conhecimento sobre quais são as prática de enfermagem, busque a especialização na área e atue, tanto na atenção básica como atendendo pessoas pelo viés empreendedor.

Referências bibliográficas:

  1. Almeida JR de, et al. O enfermeiro frente às práticas integrativas e complementares em saúde na estratégia de saúde da família. Revista Eletrônica Acervo Saúde/Electronic Journal Collection Health. REAS/EJCH. 2018;18(77):1-7. doi: 10.25248/reas.e77.2019
  2. Azevedo C, et al. Práticas integrativas e complementares no âmbito da enfermagem: aspectos legais e panorama acadêmicoassistencial. Esc Anna Nery 2019;23(2):e20180389
  3. Freitas JR, da Silva AJ, Silva JAA, Ramos JRB, Silva FMV. A importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde. Saúde Coletiva (Barueri). 2021;11(63):5376–5389. doi: 10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5376-5389

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades