Atualização 2021 do consenso de anemia ferropriva da SBP: como prevenir?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A anemia ferropriva tomou grande proporção tanto como saúde pública como no nível individual (atraso de crescimento e desenvolvimento). Devido a alta relevância do tema, em 2018 a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou o “Consenso sobre anemia ferropriva: mais  que uma doença, uma urgência médica”, que buscava o diagnóstico e manejo dessa.

Esse ano (2021), a SBP publicou o “Consenso sobre anemia ferropriva”. Atualização: destaques: 2021”, após uma metanálise que incluiu 134 publicações de 2007 a 2020, e apresentou uma prevalência dessa doença no Brasil de 33% em crianças saudáveis e menores de sete anos. Um documento científico contendo medidas de prevenção e tratamento para a deficiência de ferro. 

Lembramos inicialmente que uma recomendação para a anemia ferropriva em lactentes é o incentivo ao leite materno, exclusivo até seis meses e mantido até dois anos. 

Esse consenso recomenda também realizar exames laboratoriais para investigação de deficiência de ferro com 12 meses de vida, porém na presença de fatores de risco essa investigação deve ser realizada precocemente com: hemograma, ferritina sérica e proteína C reativa (para avaliar processo infeccioso).  

Para tratamento é orientado: Ferro oral na dose de 3 a 6 mg de ferro elementar/kg/dia, dose única ou fracionado, por 6 meses ou até normalização da hemoglobina, VCM,  HCM, ferro sérico, saturação da transferrina e  ferritina sérica.

Após 30 a 45 dias após reposição ferro, coletar novo hemograma e reticulócitos. Espera-se um aumento da Hb em pelo menos 1,0 g/dL e também aumento dos níveis de reticulócitos.

anemia ferropriva

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Para prevenção recomenda-se: 

RN a termo em aleitamento materno exclusivo, com ou sem fator de risco e peso adequado para a idade gestacional: 1 mg de ferro elementar/kg/dia, no 6º mês de vida até o 24º mês de vida.
RN a termo com peso <2500g:  2 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando  com 30 dias de vida, durante um ano. Após, 1 mg/kg/dia mais um ano.
RN prematuros com peso  >1.500 g: 2 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando  com 30 dias de vida, durante um ano. Após, 1 mg/kg/dia mais um ano.
RN prematuros com peso entre 1.500 e 1.000 g: 3 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando  com 30 dias de vida, durante um ano. Após, 1 mg/kg/dia mais um ano. 
RN prematuros com peso <1.000 g:  4 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando  com 30 dias de vida, durante um ano. Após, 1 mg/kg/dia mais um ano.
RN prematuros que receberam concentrado de hemácias (  >100 mL) Devem ser avaliados individualmente pois  podem não necessitar de suplementação  de ferro só após 30 dias de vida.

(tabela adaptada do Consenso)*

Leia também: Oclusão endoscópica traqueal fetal

Considerações

Por fim, sabemos que, para garantir um adequado crescimento e desenvolvimento, o ferro é essencial. A prevenção e tratamento da anemia ferropriva segue sendo um dos assuntos mais discutidos na Pediatria geral e com tanta relevância.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamentos  de Nutrologia e Hematologia. Consenso sobre  anemia ferropriva: mais que uma doença, uma  urgência médica! 24.07.18 Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21019f Diretrizes_Consenso_sobre_anemia_ferropriva-ok. pdf . Acessado em junho 2021. 
  • Nogueira-de-Almeida C, Ued F, Del Ciampo L, Martinez  E, Ferraz, I, Contini A, et al. Prevalence of childhood  anemia in Brazil: Still a serious health problem. A  systematic review and meta-analysis. Pub Health Nutr.  2021;18:1-41. doi:10.1017/S136898002100286X.
  • Consenso sobre Anemia Ferropriva: Atualização: Destaques 2021. Departamentos Científicos de Nutrologia e Hematologia. Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponivel em: https://www.sbp.com.br/ Acessado em agosto 2021. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar