Atualização no tratamento da hipertensão arterial pulmonar

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) era até pouco tempo uma doença com prognóstico sombrio e mediana de sobrevida de 3 anos sem tratamento.

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) era até pouco tempo uma doença com prognóstico sombrio e mediana de sobrevida de 3 anos sem tratamento. Ela atinge cerca de 2 a 5 pacientes por milhão de adultos por ano, sendo considerada uma doença rara e potencialmente fatal. Entretanto, nas últimas décadas, os avanços nas vias de tratamento possibilitaram um melhor entendimento acerca das drogas e seus mecanismos de atuação na doença, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida dos doentes.

Leia também: Selexipague: medicamento para hipertensão arterial pulmonar é incluído ao SUS

Grande parte dos casos de hipertensão pulmonar (HP) são secundárias à doenças do coração esquerdo e do parênquima pulmonar e/ou hipóxia (90% dos casos). Logo, em muitas situações a HP é uma situação hemodinâmica que confere pior prognóstico a inúmeras doenças, entre elas, a mais prevalente que é a insuficiência cardíaca. Nesses casos, não há indicação de terapia específica para a HP, sendo recomendado o tratamento da doença de base. Casos em que descartamos doenças do coração esquerdo, do parênquima pulmonar e tromboembolismo pulmonar crônico podem ser caracterizados como doenças do leito vascular pulmonar, ou seja, uma doença intrínseca da artéria pulmonar. Conhecidamente como grupo 1 da classificação de Nice de 2018, o grupo com hipertensão arterial pulmonar é o que mais se beneficia de tratamento específico. 

Atualização no tratamento da hipertensão arterial pulmonar

Tratamento

As drogas para tratamento da HAP atuam em três vias sabidamente descritas: a via do óxido nítrico (NO), a via da endotelina e a via da prostaciclina. O sildenafil é a principal droga da via do NO, aumentando sua quantidade e seu potente efeito vasodilatador nesses pacientes. Além dele, o Riociguat também atua na mesma via, porém com mecanismos diferentes. A endotelina é um potente vasoconstrictor endógeno e medicamentos como a ambrisentana e a macitentan atuam em receptores de endotelina, inibindo sua ação. Em terceiro lugar, os análogos da prostaciclina potencializam a ação vasodilatadora da via e são representados pelo epoprostenol, o treprostinil, o iloprost e, mais recentemente, o selexipag.

Saiba mais: Devemos usar sildenafila na hipertensão arterial pulmonar associada à valvopatia cardíaca?

Sempre que há suspeita de HAP, o cateterismo cardíaca direito é indispensável para o diagnóstico correto e futura estratificação de risco. Vale a pena lembrar que o ecocardiograma erra em cerca de 20% dos pacientes no rastreamento da doença e não deve ser utilizado para seu diagnóstico. Uma pressão média de artéria pulmonar acima de 20mmHg associada à uma resistência vascular pulmonar acima de 3 Woods são considerados definitivos para a presença da doença, que poderá ser classificada em pré ou pós-capilar a depender da medida da pressão de oclusão da artéria pulmonar. Após o diagnóstico correto, é de fundamental importância a estratificação de risco dos pacientes, que podem ser caracterizados em baixo, intermediário e alto risco a depender de inúmeras variáveis, entre elas, a classe funcional, a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos e os níveis de BNP ou NT-proBNP.

Mensagens práticas

  • A hipertensão pulmonar é uma situação clínica corriqueira na prática clínica e que em 90% dos casos denota pior prognóstico ao paciente. Nesses casos, não há indicação de terapia específica para a doença;
  • O cateterismo cardíaco direito e a estratificação de risco são fundamentais para avaliação de tratamento nesses pacientes;
  • O tratamento com medicações específicas é disponível e indicado em poucas situações nas quais há doença no leito vascular pulmonar;

Referências bibliográficas:

  • Fernandes CJ, Calderaro D, Assad APL, Salibe-Filho W, Kato-Morinaga LT, Hoette S, Piloto B, Castro MA, Lisboa RP, Silva TAF, Martins MA, Alves-Jr JL, Jardim C, Terra-Filho M, Souza R. Atualização no Tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar. Arq. Bras. Cardiol. 2021;117(4), 750-764. doi: 10.36660/abc.20200702.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades