Atualização sobre suporte circulatório mecânico para pacientes pediátricos com insuficiência cardíaca grave

Foi abordado o desenvolvimento de estratégias de suporte circulatório mecânico para crianças com insuficiência cardíaca descompensada aguda. Saiba mais

Em recente artigo de atualização publicado no jornal Intensive Care Medicine, os pesquisadores Hoskote e colaboradores abordaram o desenvolvimento de novas estratégias de suporte circulatório mecânico (SCM) para crianças com insuficiência cardíaca descompensada aguda (ICDA). Os principais tópicos da publicação encontram-se sintetizados a seguir.

De acordo com os pesquisadores, em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), é inquestionável a aplicabilidade da oxigenação por membrana extracorpórea (extracorporeal membrane oxygenation – ECMO) venoarterial (VA) para a criança com ICDA, disfunção de múltiplos órgãos (escores INTERMACS 1–2), disfunção pulmonar ou parada cardíaca. Isso porque essa modalidade de SCM é capaz de atender pacientes de todas as faixas etárias, tamanhos, anatomias intracardíacas e insuficiência biventricular ou ventricular esquerda (VE), além de permitir o transporte interhospitalar. No entanto, considerações relevantes, como menor segurança no transporte, descompressão inadequada de VE, mobilização/reabilitação limitada(s) e risco de sensibilização a derivados sanguíneos tornam o dispositivo de assistência ventricular durável (ventricular assist device – VAD) uma ponte para o transplante de longo prazo superior e mais segura em crianças. A seleção do paciente ideal, tempo e condição geral no implante do VAD (ao invés de idade/tamanho/dispositivo) têm maior impacto nos desfechos. Em pacientes graves, com escore INTERMACS 1–2, a implantação de VAD é de alto risco. Uma estratégia útil que pode ser empregada é o uso da ECMO de curta execução como ponte pré-implantação de VAD para melhorar a disfunção do órgão-alvo.

Leia mais: Você sabe usar a classificação INTERMACS para IC?

suporte circulatório mecânico

Evolução na tecnologia do VAD

Paracorpóreo contínuo

VAD de curto prazo. Dados recentes relataram seu uso crescente como ponte para o transplante, oferecendo duração de suporte 3x maior em comparação com a ECMO e melhor sobrevida. No entanto, os desfechos da VAD de longa duração são melhores. Contemporâneo ao aumento na utilização primária de VAD, o uso de dispositivos temporários, como bombas centrífugas usadas para ECMO configuradas sem oxigenador [PediMag ™ (Abbott), RotaFlow (Maquet)] aumentou.

Indicações:

  • ICDA com função pulmonar;
  • Bebês sem opção de VAD durável;
  • ICDA irreversível com candidatura a transplante incerta;
  • Dispositivo de assistência ventricular direita (right ventricular assist device – RVAD) para falência de ventrículo direito (right ventricular failure – RVF) pós dispositivo de assistência ventricular esquerda (left ventricular assist device – LVAD).

PediMag ™ (Abbott) – https://www.youtube.com/watch?v=QYrJHQGQ12w 

RotaFlow (Maquet) – https://www.youtube.com/watch?v=xfUQj4hxDmc

VAD percutâneo

VAD de curto prazo. O advento dos VAD percutâneos ofereceu uma nova dimensão, mas a experiência em pediatria é limitada. Indicados para falha isolada do VE – aumento da saída nativa e descarregamento do VE na ECMO VA.

Atualmente disponíveis: 

  • TandemHeart®, átrio esquerdo para artéria femoral – peso> 40 kg, máx. 5L / min;
  • Impella® – 2,5 / 5,0 / CP – superfície corpórea (SC) > 1,3 m2;
  • Apenas para suporte de VD – ProtekDuo® átrio direito para artéria pulmonar, com oxigenador – SC > 1,3 m2.

TandemHeart® – http://www.tandemlife.com/tandemheart-kit/ 

Impella® – https://icor.med.br/como-o-impella-funciona/ 

ProtekDuo® – http://www.tandemlife.com/protekduo-kit/ 

Paracorpóreo pulsátil

VAD de longo prazo, exclusivo para peso de 3 a 20 kg, com experiência cumulativa crescente. O Berlin Heart EXCOR® Pediátrico para crianças com peso > 3 kg é atualmente o VAD mais utilizado. 

A disponibilidade da câmara de 15 mL preencheu a lacuna para crianças pequenas com SC de 0,33–0,5 m2. Para crianças apoiadas em câmaras de 10–30 mL, uma nova unidade de condução móvel compacta, denominada EXCOR® Active oferece uma mobilização mais fácil (possui autonomia da bateria superior a 5 h e sensor de fluxo ultrassônico de fixação). Uma nova cânula venosa EXCOR®, aprovada pela União Europeia, foi desenvolvida especificamente para falha na circulação de Fontan e está sendo estudada por meio de um estudo multicêntrico para avaliar a segurança, a viabilidade e os desfechos clínicos, como recuperação de doença hepática associada a Fontan / enteropatia perdedora de proteínas / bronquite plástica, além de incluir acompanhamento de medidas de qualidade de vida.

Saiba mais: EuroElso 2019: uso do dispositivo de assistência ventricular em pediatria

VAD implantável contínuo durável

A tecnologia com VAD em miniatura movido a bateria permitiu que algumas crianças reduzissem o tempo de espera para transplante, se reabilitassem e recebessem cuidados em casa. No entanto, pode haver sérias complicações. 

O HeartMate3™, desenvolvido para crianças com SC > 1,2 m2 e peso> 50 kg, ainda não foi licenciado para uso em crianças na Europa. O HVAD™ foi descontinuado por segurança em 03/06/2021 por preocupações com a segurança (falta de energia, óbito e acidente vascular encefálico [AVE] em adultos), o que prejudicou a disponibilidade de VAD equivalente para crianças com peso 20 a 50 kg. 

O HeartMate3™ é o único sistema atualmente disponível nesta categoria para ponte para transplante cardíaco em pacientes com LVAD. Esse dispositivo é de nova geração é feito de titânio com um pulso artificial a cada 2 segundo, o que reduz o risco de trombose por bomba. Embora os resultados em adultos relatados tenham sido excelentes, a experiência publicada em crianças é limitada: somente foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) em dezembro2020 e ainda não é licenciado para crianças na Europa. 

HeartMate3™ – https://www.cardiovascular.abbott/us/en/hcp/products/heart-failure/left-ventricular-assist-devices/heartmate-3/about.html 

Fatores de risco associados a piores desfechos do suporte circulatório mecânico

  • INTERMACS 1;
  • Lactentes;
  • Peso inferior a 20 kg (principalmente se menor que 5 kg);
  • RVF após o implante primário de LVAD; 
  • Diagnóstico subjacente (doença cardíaca congênita, cardiomiopatia restritiva, cardiomiopatia hipertrófica);
  • Necessidade de RVAD ou implantação retardada;
  • Necessidade de suporte biventricular (BiVAD);
  • Regurgitação aórtica;
  • Disfunção renal/hepática;
  • Infecção do circuito;
  • Complicações neurológicas, como AVE.

Eventos adversos graves

  • Infecção;
  • Mau funcionamento do dispositivo / trombose da bomba;
  • Complicações tromboembólicas;
  • Sangramento gastrointestinal. 

Estratégias para melhorar os desfechos do suporte circulatório mecânico

  • Abordagem multidisciplinar ;
  • Status ideal do paciente na implantação;
  • Uso de ECMO VA como estratégia de ponte para pacientes com INTERMACS 1 e 2;
  • Encaminhamento precoce para serviço de transplante cardíaco, evitando atraso no início do SCM;
  • Monitoramento da função cardíaca direita em RAVD e intervenção precoce;
  • Atenção meticulosa à anticoagulação, controle e comunicação da pressão arterial (PA);
  • Vigilância para infecções;
  • Aprendizagem colaborativa. A taxa muito elevada de eventos cerebrovasculares nas primeiras 4 semanas após o implante levou à padronização do atendimento por meio da colaboração ACTION (Advanced Cardiac Terapies Improving Outcomes Network). Medidas de prevenção de AVE incluem o uso de bivalirudina com terapia antiplaquetária agressiva para o Berlin Heart EXCOR no período pós-implantação, controle da pressão arterial e checklist diário, resultando em redução significativa nas complicações neurológicas de 29 a 12. 

Embora os desfechos do suporte circulatório mecânico tenham melhorado ao longo dos anos, ainda permanecem desafios como a disponibilidade limitada dos dispositivos, o suporte a pacientes pediátricos com doença cardíaca congênita complexa e as incertezas da longa lista de espera para transplante. Dessa forma, selecionar o paciente e o momento adequados associados a cooperação das equipes multidisciplinar e internacional são fatores determinantes. 

Infelizmente, a disponibilidade da tecnologia de VAD ainda não é uma realidade na imensa maioria dos hospitais brasileiros. 

Referências bibliográficas:

  • Hoskote A, Stiller B, Thiagarajan RR. What’s new in mechanical support strategies for the intensivist in children with severe cardiac failure [published online ahead of print, 2021 Aug 19]. Intensive Care Med. 2021;10.1007/s00134-021-06500-4. doi:10.1007/s00134-021-06500-4

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.