Aumento de cesárea está associado à maior taxa de mortalidade materna

Estudos anteriores mostraram que há complicações a curto e longo prazos do parto cesáreo. Cesáreas sucessivas mostraram morbidade materna significativa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos EUA , quase 1,3 milhão de mulheres realizam uma cesárea anualmente, com uma taxa de cesárea de 32% de todos os partos. Recomendações norte-americanas que apoiam a realização de prova de trabalho de parto após cesariana ajudaram a aumentar o parto vaginal após a cesárea para cerca de 28 %, resultando em uma menor taxa de cesárea na década de 1990.

Contudo, dada a crescente preocupação com a ruptura uterina, a taxa de parto vaginal após cesárea em 2016 foi de 12,4% . A taxa de cesárea permaneceu bastante estável nos últimos anos.

cesárea

Complicações da cesariana

Estudos anteriores mostraram que há complicações a curto e longo prazos do parto cesáreo. Cesarianas sucessivas mostraram morbidade significativa, principalmente associadas à cistotomia, lesão intestinal, transfusão de sangue, aumento do tempo operatório, doença adesiva abdominal e enterotomia. Dada a alta prevalência de partos cesáreas (com morbidade materna por cesáreas primárias e sucessivas), foi publicado em 29/10/2018 no American Journal of Perinatology um estudo cujo objetivo foi estimar o risco de morbidade perioperatória com o aumento do número de cesarianas.

Leia mais: Cesariana: trocar as luvas antes do fechamento abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção da ferida operatória

O estudo de coorte retrospectivo foi realizado de 2004 a 2010. Pacientes submetidas ao parto cesariana foram incluídas. As medidas de desfecho foram lesões de intestino ou bexiga, histerectomia, hemorragia grave que requereram transfusão, morbidade grave ou complicações do sítio cirúrgico. O teste de tendência de Cochran-Armitage foi usado para avaliar o aumento da incidência de cada morbidade com o número de cesarianas prévias.

A regressão logística multivariada foi utilizada para estimar os riscos ajustados para cada morbidade com o aumento do número de cesáreas em comparação com cesárea primária. Das 15.872 participantes, 5.144 tiveram parto cesáreo: 3.113 primigestas, 1.310 iterativa um, 510 iterativa dois e 211 iterativa três ou mais.

Resultados

Houve um aumento significativo de lesão orgânica (intestino ou bexiga), histerectomia e complicações do sítio cirúrgico com o aumento do número de cesarianas. Mulheres com duas cesarianas prévias tinham quase sete vezes mais chances de ter lesão orgânica (aOR: 6,97, IC 95%; [2,04-23,81]), e aquelas com três ou mais cesáreas anteriores tinham mais de oito vezes mais chances (aOR: 8,58; IC 95%; [1,94-37,94]).

O risco de histerectomia foi significativamente maior para as mulheres com duas cesarianas anteriores (aOR: 2,47, IC 95%; [1,14-5,33]), e aumentou para quase oito vezes com três ou mais cesarianas anteriores (aOR: 7,94, IC 95%; [3,81-16,53]). A hemorragia que necessitou de transfusão foi mais de três vezes mais provável com três ou mais cesáreas prévias (aOR: 3,49; IC 95%; [1,44-8,47]). Não houve diferenças no risco de morbidade materna grave. As complicações do sítio cirúrgico aumentaram significativamente apenas em mulheres com três ou mais cesáreas prévias (aOR: 1,78; IC 95%; [1,05-3,03]).

Conclusão

Diante do exposto, o estudo traz embasamento para informar às pacientes sobre os riscos da cirurgia e chama a atenção dos médicos assistentes sobre planejamento pré-operatório. Dependendo dos recursos hospitalares disponíveis, a consideração do encaminhamento para um centro de atendimento terciário pode ser apropriada para pacientes com maior risco de morbidade no momento da cesárea.

Os riscos de lesão de órgãos e histerectomia são aumentados após duas ou mais cesáreas prévias, e os riscos de hemorragia grave e complicações de sítio cirúrgico aumentam após três ou mais cesáreas.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Sondgeroth KE, Wan L, Rampersad MPHRM, Stout MJ, Macones MGA, Cahill MAG, et al. Risk of Maternal Morbidity with Increasing Number of Cesareans.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.