Autoconhecimento e empoderamento feminino com foco na saúde da mulher [Outubro Rosa]

Os temas relativos à saúde da mulher (do câncer de mama à violência) perpassam pela promoção e incentivo ao empoderamento feminino.

* Este artigo foi escrito em parceria com a colunista Mariana Marins (Saúde da Família e Ensino na Saúde).

As mulheres são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de acordo com dados da PNAD Contínua – 2019 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 51,8% da população brasileira é composta pelo sexo femenino. No país, em 2004, foi lançada a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) que propunha diretrizes para a humanização e a qualidade do atendimento a esse público, questões essas que ainda hoje estão pendentes na atenção à saúde das mulheres. 

Leia também: A qualidade de vida e a saúde mental de mulheres após o diagnóstico de câncer de mama

É notório que ao falar em humanização e qualidade de atendimento às mulheres é preciso citar a integralidade da assistência e do cuidado à saúde, visto que uma mulher não deve ser atendida somente com foco em seu ciclo gravídico-puerperal. Existem outras questões além da gestação, métodos contraceptivos e saúde reprodutiva que precisam e devem ser trabalhados com a mulher: violência no namoro, violência de gênero, vulnerabilidade feminina, vida sexual satisfatória, doenças cardiovasculares, câncer de mama, câncer uterino, entre outros. O fato é que todos esses temas citados perpassam pela promoção e incentivo ao empoderamento feminino. A Organização das Nações Unidas (ONU) também destaca essa temática, por meio do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que trata a igualdade de gênero e empoderamento feminino na Agenda 2030. 

O que pode ser feito?

Em um contexto em que é preciso criar estratégias para alcançar a autonomia feminina, é necessário criar ações que contribuam e criem as condições adequadas ao empoderamento: o conhecimento, além da força política e social. Pensando na relevância do conhecimento para o empoderamento feminino com foco na saúde da mulher, podemos citar a importância do autoexame das mamas. Atualmente o INCA não recomenda essa técnica como rastreio para o câncer de mama, entretanto o autoexame das mamas deve ser orientado como uma estratégia para a mulher conhecer o seu corpo, reconhecer alterações que chamem a atenção e assim, levar a suspeita a um profissional de saúde o mais breve possível, em busca de um diagnóstico precoce.

Ou seja, ao levar o conhecimento para a mulher, e incentivar que ela faça a palpação e observação do seu próprio corpo, em suas mamas, sem necessidade de ter uma periodicidade, mas que ela reconheça qualquer alteração aparente, já se está promovendo o empoderamento feminino, porque assim, a mulher saberá discernir e reconhecer uma mudança e então buscará do atendimento profissional.

Saiba mais: Alerta para doença cardiovascular nas mulheres antes e após a menopausa

Da mesma maneira, pode-se falar sobre a coleta do material citopatológico, conhecido popularmente como exame preventivo. Não é de conhecimento de todas as mulheres o motivo pelo qual ela deve se submeter a esse exame, que para muitas é incômodo. Então, pela vergonha e desconhecimento, a mulher pode acabar adiando ou evitando a realização de um exame que pode prevenir que ela venha ter o câncer de colo uterino (CCU). Outra opinião equivocada é que o exame deve ser realizado apenas em mulheres que tenham a vida sexual ativa no momento ou que apresentam alguma leucorreia. O enfermeiro deve orientar a mulher que a indicação de realizar a coleta citológica de colo uterino é para rastreio do câncer de colo uterino na faixa etária de 25 a 64 anos, pois é quando ocorre maior risco de desenvolver lesões malignas. Também vale informar que as mulheres fora dessa faixa etária com queixas ginecológicas devem ser avaliadas sem a necessidade de realizar a coleta do material citopatológico, visto que a ausência de orientação às mulheres pode resultar em um diagnóstico tardio e em estágio avançado do CCU.

Mensagem final

Por fim, afigura-se indispensável a educação em saúde para as mulheres, em todas as faixas etárias, a fim de aumentar a autonomia em saúde e gerar o empoderamento feminino.

Referências bibliográficas:

  • Baptista CS, Queiroz NDA, Panozo FG, Cardoso ACO, et al. A saúde das mulheres em atenção primária à saúde: estratégias de cuidado a parir do empoderamento feminino. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019, João Pessoa. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2019.
  • Azevedo MA, Sousa LD. Empoderamento feminino: conquistas e desafios. Sapiens – Revista De divulgação Científica, 2019.
  • Catanante GV, et al. Participação social na Atenção Primária à Saúde em direção à Agenda 2030. Ciência & Saúde Coletiva. 2017;22: 3965-3974, 2017. doi: 10.1590/1413-812320172212.24982017
  • INCA. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. 2ª. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: INCA, 2016
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades