Ginecologia e Obstetrícia

Avaliação da deficiência de ferro durante a gestação

Tempo de leitura: 2 min.

A anemia ferropriva (AF) durante a gestação está associada a desfechos desfavoráveis tanto para a gestante quanto para o feto (TEICHMAN, 2021). Mesmo assim, não solicitamos ferritina de rotina durante o pré-natal para avaliar a deficiência de ferro (DF) durante a gestação (TEICHMAN, 2021. SOGESP, 2013). De acordo com Pallone (2020), as deficiências nutricionais durante o período gestacional têm o potencial de prejudicar a cognição, o comportamento e a produtividade nos anos escolares e na vida adulta, principalmente a deficiência de ferro. A deficiência de ferro pode chegar a prevalência de 59% nas gestantes ao redor do mundo (PALLONE, 2020), sendo a principal causa de anemia durante a gestação (TEICHMAN, 2021). 

Saiba mais: Atualização 2021 do consenso de anemia ferropriva da SBP: como prevenir?

Estudo sobre deficiência de ferro

Em agosto de 2021 foi publicado um estudo retrospectivo de coorte, realizado através da coleta de exames laboratoriais de gestantes entre 13 e 54 anos, no período de janeiro de 2013 a junho de 2018, no Canadá. O objetivo principal do estudo era verificar a prevalência de solicitação de ferritina em Ontário. Já o objetivo secundário, mas não menos importante, era de analisar a severidade e a prevalência de deficiência de ferro durante a gestação, além de avaliar dados clínicos e demográficos que aumentem o risco de deficiência de ferro e anemia ferropriva.

Segundo Teichman (2021), a DF afeta mais da metade das gestantes e apesar disso, 40% das gestantes não colhem ferritina para avaliação dessa deficiência que pode levar a complicações severas em 25% dessas gestantes. Outro dado importante deste estudo é algo conhecido por nós brasileiros, as gestantes com níveis sociais mais baixos tiveram maior incidência de DF e AF.

Leia também: Deficiência de ferro sem anemia: é possível?

Por isso, precisamos repensar os exames laboratoriais solicitados de rotina durante o pré-natal, para melhorar a triagem das pacientes com risco de AF devido deficiência de ferro. A última orientação feita pela Organização Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP) em relação aos exames laboratoriais de rotina realizados no pré-natal foi em 2013. E tanto a SOGESP, quanto a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) orientam apenas a suplementação de sulfato ferroso e utilização de dose terapêutica (três vezes ao dia) quando os níveis de hemoglobina estiverem menores que 11,0. Precisamos de mais estudos e o desenvolvimento de protocolos que possam triar as gestantes com o exame de ferritina antes da anemia ferropriva estar instalada, de modo a diminuir a morbimortalidade devido a DF, tanto materna, quanto fetal.

Referências bibliográficas:

  • Jennifer Teichman, Rosane Nisenbaum, Andrea Lausman, Michelle Sholzberg; Suboptimal iron deficiency screening in pregnancy and the impact of socioeconomic status in a high-resource setting. Blood Adv 2021; bloodadvances.2021004352. doi: https://doi.org/10.1182/bloodadvances.2021004352
  • Pallone LV, Jesus FA, Gonçalves GA, Navarra LC, Melo DG, Ferreira RA, et al. Effects of intrauterine latent irondeficiency on auditory neural maturation in full-term newborns. J Pediatr (Rio J). 2020;96:202—9. doi: https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.08.007
  • Recomendações SOGESP: Rotina laboratorial básica ideal no pré-natal (Ideal basic laboratory routine in prenatal care). 2013/Tema 10. 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Letícia Suzano Lelis Bellusci

Posts recentes

Desafio diagnóstico de Guillain Barré: paresia de membros inferiores

A síndrome de Guillain-Barré apresenta muitos desafios na obtenção de um diagnóstico. Acompanhe os relatos…

11 horas atrás

Soluções para pacientes com fobias de ressonância magnética e tomografia

Realizar uma ressonância magnética ou tomografia costuma ser uma tarefa muito difícil para alguns pacientes.…

1 dia atrás

Whitebook – Demência Avançada

De acordo com o Whitebook Clinical Decision, a demência avançada é a fase final (e…

1 dia atrás

Revisão de guidelines para cistos pancreáticos

O acompanhamento de lesões císticas do pâncreas requer atenção constante do médico. Confira atualização recente…

2 dias atrás

Highlights International AIDS Conference 2022

Nesse episódio, confira os principais destaques do International AIDS Conference, o AIDS 2022. Não deixe…

2 dias atrás

Organizando a consulta: o guia Calgary-Cambridge

Em mais um texto da Série Comunicação Médica, vamos entender a importância da comunicação e…

2 dias atrás