Avaliação da recorrência e taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária

A gravidez ectópica tubária apresenta uma incidência de 2 a cada 100 diagnósticos de gravidez. Saiba mais no Portal PEBMED.

A gravidez ectópica tubária apresenta uma incidência de duas a cada 100 diagnósticos de gravidez. Sendo altamente incidente, é importante avaliarmos a recorrência de tal episódio. Além da taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária.

Saiba mais: Salpingectomia: o método afeta a resposta ovariana à estimulação?

gravidez ectópica tubária

Estudo

Em janeiro de 2022 foi publicado um estudo retrospectivo transversal, na revista BMC Pregnancy and Childbirth. O objetivo desse artigo citado é responder às dúvidas levantadas no parágrafo acima. A pesquisa foi realizada em quatro centros de referência de obstetrícia e ginecologia, sob supervisão da Shiraz University of Medical Sciences (Iran). Os registros médicos de 125 pacientes com gravidez tubária foram revisados. Essas pacientes foram submetidas à salpingostomia laparoscópica de abril de 2009 a março de 2016. Dados como idade materna, índice de massa corpórea (IMC), história de gravidez ectópica anterior, infecção do trato genital, inserção de dispositivo intra-uterino (DIU), história de cirurgias e infertilidade foram posteriormente obtidas. As pacientes foram acompanhadas por aproximadamente um a sete anos, e a recorrência de gravidez ectópica, além da taxa de gravidez subsequente foram avaliadas durante o período de acompanhamento.

Resultados

Não houve relação estatisticamente significativa entre a recorrência pós-salpingostomia e a idade materna e cirurgia abdominopélvica anterior e história de infertilidade. No entanto, a recorrência pós-salpingostomia de gravidez ectópica foi correlacionado com IMC, história anterior de gravidez ectópica, infecção do trato genital e inserção de DIU. Das 95 mulheres que não tinham anticoncepção, a gravidez ocorreu em 51 casos (53,6%) e a recorrência da gravidez ectópica foi observada em 16 pacientes (12,8%).

Os autores sugerem que a salpingostomia é um método seguro com baixo risco de recorrência, além  de apresentar bons resultados em relação à fertilidade, para aquelas mulheres que consideram uma gravidez futura.

Referência bibliográfica 

  • Poordast, T., Naghmehsanj, Z., Vahdani, R. et al. Evaluation of the recurrence and fertility rate following salpingostomy in patients with tubal ectopic pregnancy. BMC Pregnancy Childbirth 22, 2 (2022). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04299-y 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.