Tempo de leitura: 3 min.
A nova edição da Revista PEBMED trará tudo o que o médico precisa saber sobre a Medicina Baseada em Evidências. Como forma de te deixar por dentro do que ela abordará, estamos trazendo, ao longo da semana, um pouco dos principais temas. Hoje, trazemos um resumo do artigo que ajuda a entender como analisar um ensaio clínico randomizado.
Ensaios clínicos randomizados (ECR) são um dos melhores desenhos de estudo para se avaliar a eficácia de intervenções em saúde. Os ECR compõem uma importante ferramenta clínica para a tomada de decisão baseada em evidências.
A leitura crítica de um ECR pode auxiliar o médico em sua jornada assistencial sempre que surgir uma dúvida sobre qual a melhor intervenção a ser adotada, seja essa intervenção uma nova medicação, um rastreamento uma intervenção comportamental, entre outros.
Para que as informações levantadas em um ECR sejam adequadamente utilizadas é importante que ao se ler a pesquisa busque-se responder à três perguntas-chave:
Leia também: Analisando desfechos compostos no TOGETHER TRIAL, estudo da fluvoxamina para Covid-19
Para se avaliar o risco de viés é importante conhecer profundamente o desenho de estudo com suas fortalezas e vulnerabilidades. Essa análise é importante para a interpretação crítica dos resultados encontrados. De modo geral, a partir do conhecimento do desenho do estudo e de suas estratégias de aplicação consegue-se avaliar se os resultados obtidos estão metodologicamente adequados e se são possíveis de serem generalizados para realidades de populações fora do ECR.
Os ECR podem gerar resultados importantes, porém enviesados por diversos fatores. A simples existência de achados positivos, com significância estatística, não necessariamente valida a aquela conclusão para uma tomada de decisão clínica imediata.
Além disso, a formulação de uma dúvida clínica robusta auxilia muito na extrapolação dos dados de um ECR para o cuidado direto do paciente, sendo que quanto mais próximos forem os cenários clínicos considerando-se a condição clínica e população envolvida, daquelas abordadas no estudo mais acuradas serão as conclusões para adoção daquele resultado em um cenário de vida prática.
A leitura crítica e interpretação dos dados compõem um ponto central para uma boa prática baseada em evidências, uma vez que sua utilização favorecem a percepção e identificação das melhores evidências clínicas disponíveis.
A sétima edição da Revista PEBMED será lançada no próximo dia 25/01. Fique ligado!
Confira outros temas abordados na revista:
Referências bibliográficas:
Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…
O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…
Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…
Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…
Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!
Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.