Avanço tecnológico na enfermagem e a regulamentação da profissão

O avanço tecnológico na enfermagem traz enormes benefícios para os pacientes que que recebem atendimento. Saiba mais.

Quando pensamos em tecnologia e avanço tecnológico na enfermagem, não podemos deixar de lembrar que nossa profissão foi reconhecida há 34 anos atrás, através da Lei 7.498/86 no dia 25 de junho de 1986. Esta lei garantiu o reconhecimento da enfermagem como profissão. Na época da aprovação desta lei os profissionais tiveram um prazo de dez anos para sua atualização e capacitação profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Tecnologia em Saúde é a aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”

Avanço tecnológico na enfermagem

Avanço tecnológico na enfermagem

Muitos avanços e autonomia profissional ligados à enfermagem foram conquistados desde então. Considerando que o processo de cuidar e educar representam a enfermagem, que, por sua vez, presta cuidados do recém-nascido ao paciente idoso, temos hoje profissionais que atuam nos diferentes tipos de assistência ao paciente, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem que empreendem dentro da profissão. E isto é um grande avanço na área que, fortemente impulsionada pela internet, abriu um mundo de oportunidades àqueles que não queriam atuar somente na assistência direta ao paciente, mas que tinham espírito empreendedor e buscavam mais.

Como exemplos relevantes desta evolução podemos citar alguns alunos de graduação que resolveram empreender através da educação e questionar se este não é um avanço que as faculdades de enfermagem deveriam considerar ao atualizarem suas grades curriculares. Assim sendo, poderíamos muito provavelmente classificar tais feitos como “tecnologias do educar em saúde”.

A tecnologia e sua inserção no ambiente de trabalho exigem que os profissionais de enfermagem estejam familiarizados quanto a sua utilização. Quanto mais conhecem esta ferramenta, melhores são os benefícios para o cliente que a está recebendo.

Leia também: Quais são os dispositivos legais que regem a enfermagem?

Durante a formação do enfermeiro, o mesmo deve ser preparado para desenvolver competências para a avaliação tecnológica, pois ela permeia o cuidado em saúde e certamente é uma importante ferramenta utilizada para o gerenciamento da assistência de enfermagem ligados à segurança, humanização, qualidade de cuidados e garantia de resultados. 

A tecnologia está presente e veio para ficar. No serviço hospitalar, a mesma deve ser executada pelo profissional de enfermagem com segurança e praticidade, garantindo à equipe tranquilidade e autonomia durante a assistência. 

Exemplos de tecnologia

Três diferentes tipos de tecnologia podem ser utilizados na área hospitalar: (leves, leve-duras e duras). As leves seriam as de aspectos éticos, humanos e morais, as leve-duras seriam aquelas ligadas aos saberes científicos e as tecnologias duras são os equipamentos que permeiam os cuidados em saúde.

Com a utilização da tecnologia, os profissionais podem otimizar e qualificar a assistência de enfermagem prestada ao paciente. Como exemplo temos o prontuário eletrônico e os medicamentos que são dispensados e administrados após checagem com pulseira de identificação do paciente.

Os avanços tecnológicos melhoram os processos e aumentam a produtividade e qualidade das equipes pois, com esta otimização, as mesmas têm mais tempo disponível para prestar cuidados de enfermagem ao paciente.

 

Referências bibliográficas: 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades