Enfermagem

Avanço tecnológico na enfermagem e a regulamentação da profissão

Tempo de leitura: 3 min.

Quando pensamos em tecnologia e avanço tecnológico na enfermagem, não podemos deixar de lembrar que nossa profissão foi reconhecida há 34 anos atrás, através da Lei 7.498/86 no dia 25 de junho de 1986. Esta lei garantiu o reconhecimento da enfermagem como profissão. Na época da aprovação desta lei os profissionais tiveram um prazo de dez anos para sua atualização e capacitação profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Tecnologia em Saúde é a aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Avanço tecnológico na enfermagem

Muitos avanços e autonomia profissional ligados à enfermagem foram conquistados desde então. Considerando que o processo de cuidar e educar representam a enfermagem, que, por sua vez, presta cuidados do recém-nascido ao paciente idoso, temos hoje profissionais que atuam nos diferentes tipos de assistência ao paciente, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem que empreendem dentro da profissão. E isto é um grande avanço na área que, fortemente impulsionada pela internet, abriu um mundo de oportunidades àqueles que não queriam atuar somente na assistência direta ao paciente, mas que tinham espírito empreendedor e buscavam mais.

Como exemplos relevantes desta evolução podemos citar alguns alunos de graduação que resolveram empreender através da educação e questionar se este não é um avanço que as faculdades de enfermagem deveriam considerar ao atualizarem suas grades curriculares. Assim sendo, poderíamos muito provavelmente classificar tais feitos como “tecnologias do educar em saúde”.

A tecnologia e sua inserção no ambiente de trabalho exigem que os profissionais de enfermagem estejam familiarizados quanto a sua utilização. Quanto mais conhecem esta ferramenta, melhores são os benefícios para o cliente que a está recebendo.

Leia também: Quais são os dispositivos legais que regem a enfermagem?

Durante a formação do enfermeiro, o mesmo deve ser preparado para desenvolver competências para a avaliação tecnológica, pois ela permeia o cuidado em saúde e certamente é uma importante ferramenta utilizada para o gerenciamento da assistência de enfermagem ligados à segurança, humanização, qualidade de cuidados e garantia de resultados. 

A tecnologia está presente e veio para ficar. No serviço hospitalar, a mesma deve ser executada pelo profissional de enfermagem com segurança e praticidade, garantindo à equipe tranquilidade e autonomia durante a assistência. 

Exemplos de tecnologia

Três diferentes tipos de tecnologia podem ser utilizados na área hospitalar: (leves, leve-duras e duras). As leves seriam as de aspectos éticos, humanos e morais, as leve-duras seriam aquelas ligadas aos saberes científicos e as tecnologias duras são os equipamentos que permeiam os cuidados em saúde.

Com a utilização da tecnologia, os profissionais podem otimizar e qualificar a assistência de enfermagem prestada ao paciente. Como exemplo temos o prontuário eletrônico e os medicamentos que são dispensados e administrados após checagem com pulseira de identificação do paciente.

Os avanços tecnológicos melhoram os processos e aumentam a produtividade e qualidade das equipes pois, com esta otimização, as mesmas têm mais tempo disponível para prestar cuidados de enfermagem ao paciente.

Autora: 

Referências bibliográficas: 

 

Compartilhar
Publicado por
Liziane Barros

Posts recentes

Check-up Semanal: nova diretriz para TPV, probióticos na tolerância à APLV e mais! [podcast]

Check-up Semanal: confira as últimas notícias sobre as novas diretrizes para TPV, o uso de…

3 horas atrás

Atualização no tratamento da hipertensão arterial pulmonar

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) era até pouco tempo uma doença com prognóstico sombrio e…

5 horas atrás

Crianças e adolescentes não sofrem lesões ligamentares do tornozelo?

Uma revisão sistemática recentemente buscou determinar a incidência dos diferentes tipos de lesões laterais do…

6 horas atrás

O papel do peptídeo natriurético cerebral na fibrilação atrial

Estudo investigou o efeito do NT-proBNP basal na recorrência de FA após ablação por catéter…

7 horas atrás

Tratamento da policitemia vera: conceitos importantes

Muitos pacientes com policitemia vera são assintomáticos e descobrem a doença acidentalmente, em hemograma realizado…

8 horas atrás

Dia do Médico 2021: o que devemos focar na nossa carreira e trajetória médica?

No Dia do Médico 2021, a PEBMED e o Whitebook vêm até vocês para falarmos…

8 horas atrás