Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Abstinência de álcool pode reduzir AVC em pacientes com FA de início recente
Check-up Semanal: tratamentos para otite, uso de guia para intubação e mais! [podcast]
Tratamento endovascular para AVC de artéria basilar é melhor que tratamento convencional?

AVC: o que muda com as novas recomendações do guideline?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Atualizações no guideline de acidente vascular cerebral (AVC) agudo da American Heart Association foram feitas em dezembro de 2019, atualizando as últimas recomendações que a mesma entidade tinha produzido em 2018. São pequenas modificações advindas de trabalhos recentes sobre o manejo agudo do AVC isquêmico (AVCi), as quais foram chanceladas por outras entidades, como Society for Academic Emergency Medicine, The Neurocritical Care Society e a American Association of Neurological Surgeons.

Para conhecer o guideline prévio, veja o nosso resumo aqui, ou ouça comentado aqui!

médico segurando tomografia de paciente com avc

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Novo guideline de AVC

Os principais pontos deste novo documento atualizado são os seguintes:

  1. Nos pacientes que despertam com sintomas de AVC (wake-up stroke) ou têm tempo de início de tempo incerto acima >4,5 horas desde o último momento vistos assintomáticos, pode ser útil a trombólise venosa (com alteplase) quando administrada dentro de 4,5 horas após o reconhecimento dos sintomas do AVCi, se NIHSS < 25 e se é constatado o “mismatch difusão/FLAIR” (sequência difusão na ressonância magnética de crânio mostra lesão menor que um terço do território da artéria cerebral média e a sequência FLAIR não mostra alteração de sinal).
  2. Pacientes com sintomas leves e não incapacitantes de AVCi (pontuação na escala NIHSS de 0 a 5) não devem receber alteplase.
  3. A alteplase IV pode ser útil para adultos com doença falciforme que se apresentam com AVCi (recomendação classe IIa).
  4. Tenecteplase pode ser uma alternativa razoável à alteplase para pacientes elegíveis para trombectomia mecânica (recomendação classe IIa).
  5. A trombectomia mecânica é recomendada para pacientes selecionados que apresentem entre seis e 16 horas desde o último momento vistos assintomáticos e que tenham uma oclusão de grandes vasos de circulação anterior (por exemplo, artéria cerebral média) e atendam aos critérios de elegibilidade para os estudos DAWN ou DEFUSE 3, que mostraram a grande eficácia da trombectomia nestes casos (recomendação classe IIa).
  6. Em pacientes com AVC isquêmico não cardioembólico menor (escore NIHSS ≤3) que não recebem alteplase IV, o risco de AVCi nos próximos 90 dias pode ser reduzido com aspirina e clopidogrel, iniciados 24 horas após o início dos sintomas e continuados por 21 dias (recomendação classe I).

Além desses pontos principais, o novo documento faz ainda outras considerações:

  • Ressalta a importância de AngioTC de vasos intracranianos e cervicais para avaliar possível benefício de trombectomia mecânica;
  • Reforça a eficácia e segurança de telemedicina para orientar na decisão sobre trombólise no AVC agudo em situações sem atendimento presencial do especialista;
  • Em pacientes nos quais há dúvida sobre o benefício de alteplase, pode-se realizar RM para identificar microbleeds prévios (que podem ser fatores de risco para sangramento), mas isso não é obrigatório naqueles onde já está decidido realizar trombólise IV.

Aproveite nosso material de cortesia do Whitebook sobre “Como diagnosticar um AVC”.

Veja outros textos sobre o assunto:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Powers WJ, et al. Guidelines for the Early Management of Patients With Acute Ischemic Stroke: 2019 Update to the 2018 Guidelines for the Early Management of Acute Ischemic Stroke. A Guideline for Healthcare Professionals From the American Heart Association/American Stroke Association. Stroke. Available at https://www.ahajournals.org/journal/str
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar