Página Principal > Neurologia > AVC: trombectomia em até 24h melhora desfecho do paciente
cerebro com sangramento

AVC: trombectomia em até 24h melhora desfecho do paciente

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

O sucesso do tratamento endovascular depende de sua realização no menor tempo possível. Um novo estudo, apresentado na European Stroke Organization Conference (ESOC) de 2017, indica que a trombectomia realizada em até 24 horas após o início dos sintomas de AVC reduz significativamente a incapacidade do paciente.

Para inclusão no estudo, pesquisadores selecionaram pacientes que chegaram à emergência entre 6 e 24 horas após o início dos sintomas de AVC (média: 13 horas). Através de escores clínicos e exames de imagem (TC ou ressonância magnética) foram identificados aqueles com “disparidade de alvo”, ou seja, um pequeno volume de infarto central, mas uma grande área do cérebro em risco de isquemia e ainda potencialmente recuperável.

Os participantes foram randomizados para receber ou não trombectomia; os resultados mostraram benefícios significativos. O grupo que recebeu a intervenção (n = 107) teve um escore de 5.5 na Escala de Rankin modificada (ERm) ponderada de 90 dias versus 3.4 no grupo de controle (n=99). Isso se traduziu em uma redução relativa de 73% na dependência das atividades diárias (p < .0001).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

A porcentagem de pacientes que obtiveram independência funcional (pontuação na ERm: 0 a 2) foi de 48,6% no grupo da trombectomia versus 13,1% no de controle (p < .0001).

Esses achados indicam que para cada 100 pacientes tratados com trombectomia, 49 terão um desfecho menos incapacitado como resultado do tratamento, incluindo 36 que serão funcionalmente independentes.

Segundo os autores, os resultados vão expandir significativamente a população elegível para trombectomia. O estudo completo será publicado ainda este ano.

Veja também: ‘Trombectomia mecânica no AVC: hora de conhecer as diretrizes brasileiras’

Referências:

  • DAWN: Thrombectomy Effective Up to 24 Hours After Stroke – Medscape – May 17, 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.