Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Abstinência de álcool pode reduzir AVC em pacientes com FA de início recente
Check-up Semanal: tratamentos para otite, uso de guia para intubação e mais! [podcast]
Tratamento endovascular para AVC de artéria basilar é melhor que tratamento convencional?

AVC: trombectomia em até 24h melhora desfecho do paciente

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

O sucesso do tratamento endovascular depende de sua realização no menor tempo possível. Um novo estudo, apresentado na European Stroke Organization Conference (ESOC) de 2017, indica que a trombectomia realizada em até 24 horas após o início dos sintomas de AVC reduz significativamente a incapacidade do paciente.

Para inclusão no estudo, pesquisadores selecionaram pacientes que chegaram à emergência entre 6 e 24 horas após o início dos sintomas de AVC (média: 13 horas). Através de escores clínicos e exames de imagem (TC ou ressonância magnética) foram identificados aqueles com “disparidade de alvo”, ou seja, um pequeno volume de infarto central, mas uma grande área do cérebro em risco de isquemia e ainda potencialmente recuperável.

Os participantes foram randomizados para receber ou não trombectomia; os resultados mostraram benefícios significativos. O grupo que recebeu a intervenção (n = 107) teve um escore de 5.5 na Escala de Rankin modificada (ERm) ponderada de 90 dias versus 3.4 no grupo de controle (n=99). Isso se traduziu em uma redução relativa de 73% na dependência das atividades diárias (p < .0001).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

A porcentagem de pacientes que obtiveram independência funcional (pontuação na ERm: 0 a 2) foi de 48,6% no grupo da trombectomia versus 13,1% no de controle (p < .0001).

Esses achados indicam que para cada 100 pacientes tratados com trombectomia, 49 terão um desfecho menos incapacitado como resultado do tratamento, incluindo 36 que serão funcionalmente independentes.

Segundo os autores, os resultados vão expandir significativamente a população elegível para trombectomia. O estudo completo será publicado ainda este ano.

Veja também: ‘Trombectomia mecânica no AVC: hora de conhecer as diretrizes brasileiras’

Referências:

  • DAWN: Thrombectomy Effective Up to 24 Hours After Stroke – Medscape – May 17, 2017.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar