Leia mais:
Leia mais:
ACC 2021: oclusão do apêndice atrial em cirurgia cardíaca + anticoagulação pode reduzir risco de AVE?
Telemedicina: melhorando o acesso ao atendimento em diversas especialidades
ESUS- atualização de diagnóstico, causas e tratamento
Terapia dupla antiplaquetária no AVE: quando iniciar e por que? [AAN 2019]
Vertigem Postural Paroxística Benigna: o que é e como identificar?

AVE em pacientes com vertigem: Teste HINTS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estudo recente publicado na Annals of Neurology recolocou em debate um tema recorrente dentro da prática neurológica de emergência: afinal, AVE é uma causa importante de vertigem? Deve ser descartado em todo paciente apresentando vertigem?

A conclusão do estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, é de que apenas 0,2% dos pacientes que se apresentam com vertigem no serviço de emergência são diagnosticados com AVE nos próximos 30 dias após o atendimento no serviço de emergência.

A discussão se deve ao fato de que, embora 0,2% seja uma proporção pequena, quando analisados números absolutos (dentro da realidade do sistema de saúde americano) como os seus 4 milhões de atendimentos a vertigem, conclui-se que estamos perdendo muitos diagnósticos de AVE.

A dificuldade no diagnóstico deve-se ao fato de que a isquemia de circulação posterior manifesta-se mais comumente como vertigem, sem outros sinais focais ou sintomas neurológicos.

Outro dado alarmante é que o risco relativo de AVE em pacientes liberados com diagnóstico de doença vestibular periférica em 7 dias é 50 vezes maior que o risco no grupo controle (estabelecido como os liberados com cólica nefrética). Ou seja, estamos apresentando sim uma limitação diagnóstica.

Saiba mais sobre AVE:

Se de fato AVE é uma causa importante de vertigem, deveríamos solicitar ressonância em todos os casos de vertigem na emergência? Esta estratégia, embora acharia o diagnóstico, não seria custo-efetiva e tornaria o atendimento de emergência bastante oneroso. Mas então, e se pedirmos uma tomografia de crânio? Ficaríamos na mesma, pois não seríamos capaz de excluir o diagnóstico de AVE, que é o nosso principal problema.

O teste HINTS (Head-impulse-nystagmus-test-of-skew) pode ser utilizado para diferenciação de vertigens periféricas e centrais, indicando, portanto, quais casos (vertigem central) devem ser melhor investigados quanto a possibilidade de AVE isquêmico.

O vídeo abaixo explica como utilizar seu celular para realizar o HINT:

Concluímos, portanto, que o diagnóstico de AVE em pacientes com vertigem continua sendo um desafio, e ferramentas propedêuticas como o HINTS podem ser utilizados na prática para ajudar neste diagnóstico.

[button color=”green” size=”medium”  link=”https://bnc.lt/Blog” icon=”” target=”false”]Condutas para AVE – Baixe Grátis o Whitebook[/button]

Referências Bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.